Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo na Indonésia. Crianças em escombros de escolas elevam número de mortos para 268

22 nov, 2022 - 09:48 • Redação, com agências

Operações de resgate continuam após o abalo de 5.6. Mais de 22 mil casas foram danificadas.

A+ / A-

O número de vítimas mortais provocado pelo sismo desta segunda-feira na Indonésia subiu para 268, anunciaram as autoridades locais, citadas pela BBC.

O tremor de terra de 5,6 magnitude atingiu uma região montanhosa na segunda-feira, causando deslizamentos de terras que enterraram aldeias inteiras perto da cidade de Cianjur, em Java ocidental.

Aprizal Mulyadi, 14 anos, estava na escola quando o terramoto o atingiu, e no seu testemunho afirma que ficou preso depois de "a sala ter ruido e as minhas pernas terem sido enterradas debaixo dos escombros".

O adolescente contou que foi puxado para um lugar seguro pelo seu amigo Zulfikar, que mais tarde viria a morrer, depois de ter ficado encurralado.

De acordo com as autoridades, há mais de mil pessoas foram feridas, sendo que os últimos números, da Agência Nacional de Mitigação de Catástrofes apontavam para o desaparecimento de 151 pessoas.

As contas provisórias apontam ainda para que cerca de 22 mil casas tenham sido danificadas, e que mais de 58 mil pessoas se tenham refugiado em vários locais da região.

O governador de Java Ocidental, disse que a maioria dos mortos eram crianças, muitos dos quais estudantes, que estavam a ter aulas. "Tantos incidentes ocorreram em várias escolas islâmicas", disse Ridwan Kamil. As autoridades operam "sob o pressuposto de que o número de vítimas irá aumentar com o tempo".

Outros dados divulgados pelas autoridades e citados pela Save the Children disseram que foram afetados cerca de 51 locais de ensino, incluindo 30 escolas primárias.

Num hospital local, os feridos deitam-se no chão sobre colchões e cobertores, ou debaixo de tendas improvisadas. Na segunda-feira à noite, as vítimas eram tratadas no escuro, sob luz de tocha, devido a cortes de energia generalizados.

"Tudo desmoronou debaixo de mim e eu fui esmagado debaixo desta criança", disse Cucu, um residente de 48 anos de idade, à Reuters a partir da zona de estacionamento do hospital. "Dois dos meus filhos sobreviveram, desenterrei-os. Outros dois que trouxe para aqui, e um ainda está desaparecido", disse a sobrevivente.

Os esforços para chegar às vítimas foram complicados por falhas de energia, estradas danificadas e mais de 80 réplicas registadas.

A Indonésia é especialmente vulnerável aos terramotos devido à sua posição no "Anel de Fogo" do Pacífico, a zona mais sísmica e vulcanicamente ativa do mundo.

Em fevereiro, um sismo de magnitude 6.2 matou pelo menos 25 pessoas e feriu mais de 460 outras na província de Sumatra Ocidental. Em janeiro de 2021, um terramoto de magnitude semelhante matou mais de 100 pessoas e feriu quase 6.500 na província de Sulawesi Ocidental.

Um poderoso tremor de terra e tsunami no Oceano Índico em 2004 matou quase 230 000 pessoas numa dúzia de países, a maioria das quais na Indonésia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+