Tempo
|
A+ / A-

Secretário da Defesa dos EUA também diz que "é provável" que míssil que atingiu a Polónia seja ucraniano

16 nov, 2022 - 19:22 • Redação

Já o Presidente Volodymyr Zelensky acredita que o míssil que explodiu na Polónia não é ucraniano e quer participar na investigação.

A+ / A-

O secretário da Defesa dos Estados Unidos reiterou a ideia de que "é provável" que o míssil que atingiu território polaco e matou duas pessoas tenha origem ucraniana.

"Nada do que vimos contradiz essa ideia", disse Lloyd Austin, numa declaração à imprensa, esta quarta-feira.

"Este incidente trágico e porecupante é outra lembrança da irresponsabilidade da opção bélica da Rússia", acrescentou.

Em conferência de imprensa, depois de uma reunião de emergência dos aliados, em Bruxelas, Jens Stoltenberg disse que o incidente terá sido causado pelo sistema de mísseis da Força Aérea ucraniana.

O responsável da aliança adiantou que não há qualquer indicação de que se tenha tratado de um ataque deliberado nem de que a Rússia esteja a preparar uma ofensiva militar contra Estados-membros da NATO.

Já o Presidente Volodymyr Zelensky acredita que o míssil que explodiu na Polónia não é ucraniano e quer participar na investigação.

"Não tenho dúvidas de que não foi um míssil ou um ataque nosso. Temos que participar da investigação”, declarou Volodymyr Zelensky, num vídeo divulgado esta quarta-feira pela imprensa internacional

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Frude e fraqueza
    16 nov, 2022 claro 23:07
    Contrariamente ao que é dito, a NATO que não está preparada para operações imediatas de grande gabarito, inventou uma história da carochinha para não ter de tomar uma posição militar, nomeadamente acionar o art.º V e entrar numa guerra contra a Rússia. Zelensnky quer que a Ucrânia participe das investigações mas já está tudo combinado para as investigações ilibarem os russos
  • Um clique
    16 nov, 2022 Varsóv 20:14
    Foi a historieta instantânea mais rápida que arranjaram para evitar a invocação do art. V e da III Guerra. Vale por isso, mais nada. é que se "erros" destes começam a multiplicar-se e para todos há uma história à medida...

Destaques V+