Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro do Interior turco acusa curdos do PKK de atentado em Istambul

14 nov, 2022 - 04:12 • Lusa

O ataque ainda não foi reivindicado. O Presidente Recep Erdogan declarou que “os autores deste vil atentado serão desmascarados”.

A+ / A-

O Ministro do Interior turco, Soumeylan Soylu, acusou o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) de ser o responsável pelo ataque que matou pelo menos seis pessoas em Istambul no domingo.

"De acordo com as nossas conclusões, a organização terrorista PKK é responsável" pelo atentado, disse Soumeylan Soylu, anunciando a detenção de uma pessoa acusada de colocar o dispositivo explosivo no local.

Um atentado foi perpetrado, no domingo, na avenida Istiklal, na zona comercial de Istambul, a maior cidade da Turquia e capital económica do país, pelas 16h20 (13h20 em Lisboa).

Na televisão, em direto, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, denunciou "o vil atentado", dizendo então que "as primeiras observações" deixavam entender que se tratava de um atentado terrorista" em que "uma mulher estaria implicada".

O ataque ainda não foi reivindicado.

"Os autores deste vil atentado serão desmascarados. Que a nossa população esteja segura de que serão punidos", frisou.

Cinco promotores de justiça foram já designados para investigar a explosão, de acordo com a agência de notícias estatal Anadolu.

O Conselho Supremo de Rádio e Televisão, que vigia os órgãos de comunicação social na Turquia, impôs uma proibição temporária de relatos sobre a explosão, medida que impede as emissoras de exibir vídeos do momento da explosão ou das consequências.

O mesmo órgão já tinha imposto proibições semelhantes no passado, na sequência de ataques e acidentes.

Em imagens difundidas nas redes sociais, ouve-se o momento da explosão, acompanhado de chamas e desencadeando imediatamente um movimento de pânico.

Uma grande cratera negra também é visível nestas imagens, assim como vários corpos no solo, nas proximidades.

Outras imagens mostram ambulâncias, carros de bombeiros e da polícia no local.

A Turquia foi palco de uma série de atentados mortais entre 2015 e 2017 cometidos pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) e movimentos curdos.

Nesse período, a avenida Istiklal foi também palco de um ataque reivindicado pelo EI, que matou quase 500 pessoas e feriu mais de duas mil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+