Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Estamos prontos para a paz”, diz Zelensky em Kherson

14 nov, 2022 - 10:51 • Cristina Nascimento com agências

Numa mensagem dirigida às tropas na cidade, o presidente agradeceu ainda à NATO e a outros aliados pelo apoio na guerra contra a Rússia.

A+ / A-

“Estamos prontos para a paz, paz para todo o país”. A frase foi proferida pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante a visita que fez à cidade recém-libertada de Kherson, esta segunda-feira de manhã.

Numa mensagem dirigida às tropas na cidade, o líder agradeceu ainda à NATO e a outros aliados pelo apoio na guerra contra a Rússia.

Segundo os relatos da imprensa internacional, o chefe de Estado ucraniano passeou pela cidade, rodeado de seguranças armados, e falou com os soldados reunidos em Kherson. Há também registos fotográficos de famílias nas ruas, aclamando "Glória à Ucrânia!".

Durante esta visita, Zelensky considerou que a sua presença era importante para os residentes da cidade sentirem o seu apoio e para lhes demonstrar que estão "realmente a voltar e a erguer a nossa bandeira".

As forças russas retiraram-se na semana passada de Kherson, após oito meses de ocupação, deixando a cidade livre para os soldados ucranianos entrarem na sexta-feira.

No domingo, o chefe de Estado ucraniano disse que o exército russo cometeu "as mesmas atrocidades" em Kherson que em outras regiões do país durante a sua ocupação, e afirmou que já foram documentados "mais de 400 crimes de guerra russos".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    14 nov, 2022 Lisboa 11:58
    A Rússia ainda detém ilegalmente o controle sobre 18% de território Ucraniano - já chegou a ter 25%...- e não dá mostras de querer negociar seriamente, antes repete uma série de exigências que se assemelham a uma rendição incondicional da Ucrânia, acompanhadas dum reconhecimento das anexações feitas, o que é de todo em todo impossível de acontecer, pelo menos enquanto a Ucrânia puder combater. Putin joga com um Inverno frio, as condições de vida a degradarem-se na Europa e começar a haver uma "fadiga da Ucrânia" que reduza os apoios que a Ucrânia tem no Ocidente. Mas contra ventos e marés, a opinião pública na UE ainda é favorável à Ucrânia, o Inverno pode não ser tão rigoroso como se pensa, e o aliado dele nos EUA (Trump) levou uma coça inesperada. A ideia de haver uma predisposição para as negociações, por parte da Ucrânia, é boa. Mas as exigências russas vão deitar isso por terra, o que também não é completamente mau, pelo menos do ponto de vista de se saber quem é que quer realmente a Paz.

Destaques V+