A+ / A-

Mediterrâneo. Bebé de 20 dias morre de frio em barco de migrantes

10 nov, 2022 - 10:55 • Redação

A mãe, de 19 anos, partiu da Costa do Marfim, em busca de tratamento para o filho que sofria de problemas respiratórios.

A+ / A-

O corpo de um bebé de 20 dias, originário da Costa do Marfim, foi encontrado dentro de um barco com 37 migrantes ao largo da ilha italiana de Lampedusa. O resgate pela guarda costeira italiana ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira.

Segundo o jornal “Corrier della Sera”, os médicos, presentes no cais de Favarolo durante o desembarque, analisaram o corpo do e informaram que a morte corresponde ao que foi declarado pela mãe no momento do resgate: morte por hipotermia, pois a criança estava frágil.

O bebé que partiu com a mãe, de 19 anos, da Costa do Marfim, sofria de problemas respiratórios e a família estava a tentar chegar a Itália para procurar tratamento.

Esta será a segunda morte por hipotermia nos últimos dias. Na quarta-feira, uma mulher que estava a bordo de um barco com 43 migrantes resgatado no mar Mediterrâneo também morreu, depois de ter sido transferida de urgência para um hospital de Lampedusa. Entrou em paragem cardiorrespiratória durante a travessia.

Estas embarcações carregadas de migrantes viajam muitas vezes em condições precárias e sem qualquer segurança, do norte de África para a Europa. Além das correntes enfrentam agora o frio.

O novo Governo de extrema-direita de Itália, liderado pela primeira-ministra Giorgia Meloni, acusa as organizações humanitárias que resgatam migrantes no mar de encorajarem o fenómeno migratório, pelo que decidiu não autorizar ou não responder aos seus pedidos para atracar em portos italianos.

Vários navios com centenas de pessoas mantiveram-se, durante dias, ao largo da costa italiana, apesar da degradação do estado de saúde dos passageiros.

A posição de Roma está a gerar tensão com França, já que os navios de resgate que não conseguem aportar em Itália acabam por se dirigir a outros países para fazer o desembarque.

Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), este ano já chegaram à Europa mais de 155 mil pessoas, das quais 124.497 por mar. Até agora, há a registar 2.338 migrantes dados como desaparecidos ou mortos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+