Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tudo em aberto nas eleições intercalares dos Estados Unidos

09 nov, 2022 - 07:48 • Redação com Lusa

As eleições norte-americanas realizadas, esta terça-feira, determinarão qual o partido que controlará o Congresso nos dois últimos anos do mandato do presidente Joe Biden.

A+ / A-

A contagem de votos continua a decorrer nas intercalares nos Estados Unidos e a luta está renhida. Tanto partido Democrata como o Republicano elegeram já 48 senadores.

Os democratas necessitam, de pelo menos, 50 senadores eleitos para manter a liderança da câmara alta do congresso.

Na câmara dos representantes o cenário é diferente. Estão eleitos 195 conservadores e 174 democratas.

Estes resultados ficam aquém das sondagens que apontavam para uma vitória do Partido Republicano.

As intercalares norte-americanas realizadas, esta terça-feira, determinarão qual o partido que controlará o Congresso nos dois últimos anos do mandato do presidente Joe Biden, estando também em jogo 36 governos estaduais e vários referendos estaduais a medidas sobre questões-chave, incluindo aborto e drogas leves.

Em disputa estão todos os 435 lugares na Câmara dos Representantes, onde os democratas atualmente têm uma estreita maioria de cinco assentos, e ainda 35 lugares no Senado, onde os democratas têm uma maioria apenas graças ao voto de desempate da vice-presidente Kamala Harris.

As eleições podem não apenas mudar a cara do Congresso norte-americano, mas também levar ao poder governadores e autoridades locais totalmente comprometidos com as ideias de Trump. Uma derrota muito pesada nestas próximas eleições pode complicar ainda mais o cenário de um segundo mandato presidencial para Joe Biden.

Maioria dos eleitores não quer recandidatura de Biden

Mais de dois terços dos eleitores que votaram nas eleições intercalares dos EUA não querem uma recandidatura do Presidente Joe Biden, nas presidenciais de 2024.

No dia em que os norte-americanos foram a votos para as eleições intercalares, a sondagem - encomendada por várias estações televisivas norte-americanas - procurou aferir o sentimento dos eleitores sobre uma eventual recandidatura do atual Presidente dos EUA.

Mais de sete em cada 10 dos eleitores que se consideram independentes e cerca de nove em cada 10 eleitores considerados republicanos disseram que não querem que Biden apareça nos boletins de voto nas eleições presidenciais de 2024.

E mesmo entre os democratas, são menos de seis em cada 10 os eleitores que acham que Biden deve apresentar-se a uma recandidatura.

Nas mais recentes sondagens, agregadas pelo site Fivethirtyeight, a popularidade do atual Presidente está em níveis baixos, com apenas 41,4% de aprovação e 53,5% de desaprovação.

Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos nas eleições de 2020, quando venceu o ex-Presidente republicano Donald Trump, com 51,3% dos votos contra 46,8% dos votos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+