Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. OMS mantém apelo de vigilância apesar da quebra significativa de mortes

09 nov, 2022 - 19:12 • Lusa

Os dados da OMS da última semana apontam para dois milhões de casos no mundo, um número que, segundo os especialistas, pode estar subestimado, uma vez que os testes de diagnóstico passaram a ser feitos com menos frequência, pelo que muitas pessoas infetadas não estão a ser detetadas.

A+ / A-

A covid-19 matou 9.400 pessoas no mundo na semana passada, menos 65.600 face aos óbitos semanais de fevereiro, indicou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), que mantém o apelo aos governos para continuarem vigilantes.

Em fevereiro, o número de mortes semanais por covid-19 atingiu as 75.000.

"Percorremos um longo caminho e estes dados são definitivamente fonte de otimismo, mas quase 10 mil mortes semanais é demasiado para uma doença que pode ser prevenida e tratada", assinalou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa, reiterando o pedido "a todos os governos, comunidades e pessoas para que permaneçam vigilantes". .

Os dados da OMS da última semana apontam para dois milhões de casos no mundo, um número que, segundo os especialistas, pode estar subestimado, uma vez que os testes de diagnóstico passaram a ser feitos com menos frequência, pelo que muitas pessoas infetadas não estão a ser detetadas. .

Desde que foi confirmada, a pandemia da covid-19 já matou 6,5 milhões de pessoas e causou 629 milhões de infetados.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado em 2019 na China, e desde 11 de março de 2020 é uma pandemia.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+