Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"A democracia está em risco". Joe Biden pede aos americanos que rejeitem a violência política

08 nov, 2022 - 03:15 • Marisa Gonçalves

No fecho da campanha, em Maryland, o Presidente norte-americano sublinhou que as “midterms” são decisivas para a democracia do país.

A+ / A-

“As eleições intercalares não são um referendo, são uma escolha entre duas visões muito diferentes para a América." As palavras são do Presidente norte-americano, Joe Biden, no seu derradeiro comício de campanha, que decorreu no estado de Maryland, um estado considerado como um reduto democrata.

Joe Biden deixou acusações aos republicanos dizendo que se preparam para não aceitar uma eventual derrota nas urnas e para propagar acusações de fraude eleitoral.

“Sabemos que a democracia está em risco e sabemos que este é o momento de a vossa geração a defender, de a preservar e de a escolher. Quero que saibam que veremos este momento. Lembrem-se que o poder da América reside onde sempre residiu, nas mãos do povo”, declarou.

Numa referência ao seu antecessor na presidência do país, criticou Donald Trump e os seus apoiantes por provocarem a violência e a divisão do país.

“Ele [Donald Trump] está preocupado com a segurança pública? Tal como eu disse na semana passada, é a democracia que está em votação. A violência política e a intimidação estão a aumentar na América. Lembram-se do dia 6 de janeiro, da multidão furiosa que invadiu o Capitólio, que atacou agentes da autoridade e que perseguiu representantes eleitos? (…) Nesta eleição para os negacionistas, só há dois resultados possíveis, ou ganham ou foram enganados. É essa a visão deles”, acusou Biden.

Os norte-americanos são chamados, esta terça-feira, a eleger as duas câmaras do Congresso e ainda 39 governadores.

Mais de 40 milhões de pessoas já votaram antecipadamente para estas eleições intercalares, número que supera a participação, por esta via, nas eleições de 2018.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+