Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Twitter. Musk vai banir contas com identidades fictícias e readmitir parte dos trabalhadores que despediu

07 nov, 2022 - 14:23 • João Carlos Malta

Foram criadas várias contas paea parodiar Musk e ele agora quer terminar com elas, sem o anterior pré-aviso que a rede social fazia. Multimilionário vai readmitir parte das pessoas que despediu na semana passada.

A+ / A-

O novo dono do Twitter, Elon Musk, diz que as contas do Twitter que utilizem identidades fictícias sem especificar claramente que são uma paródia vão ser banidas daquela rede social.

O Twitter anteriormente emitia um aviso antes de suspender as contas, mas agora, segundo Musk, não haverá nenhum aviso.

Ao mesmo tempo, segundo a agência de notícias Bloomberg, Musk está a readmitir alguns dos 3.700 trabalhadores que foram despedidos na semana passada. A algumas dessas pessoas foi-lhes dito que foram despedidas por engano ou então eram demasiado importantes para as mudanças que o novo dono quer implementar.

Muitos souberam que foram despedidos depois de perceberem que o acesso ao email, por exemplo, tinha sido bloqueado.

Entretanto, a BBC escreve que várias contas que mudaram o nome para Elon Musk e fizeram humor com o multimilionário já foram suspensas ou foi-lhes colocado um sinal de alerta.

O novo proprietário do Twitter assumiu o controlo da empresa no final do mês passado. No final da semana passada, demitiu cerca de metade da força de trabalho da empresa.

Pouco depois, anunciou a criação de Twitter Blue, uma conta para a qual seriam cobrados oito dólares, e que faria que os utilizadores conseguissem adquirir o estatuto de conta certificada.

Esta decisão foi adiada para depois das "midterms" nos EUA, que decorrem esta quarta-feria, com receio do impacto caótico que pudesse ter a decisão.

Numa publicação no Twitter sobre a nova política em relação a contas de paródia, Musk escreveu: "Anteriormente, emitíamos um aviso antes da suspensão, mas agora que estamos a lançar uma verificação generalizada, e não haverá aviso".

Ainda acrescentou a que "qualquer mudança de nome causará perda temporária da marca de certificação".

Várias contas que mudaram o nome para o novo dono do Twitter foram suspensas ou colocadas sob de um sinal de alerta, incluindo as da comediante americana Kathy Griffin e do ex-jogador da NFL Chris Kluwe.

Outras contas, incluindo uma parodiando o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, pelo comediante Tim Heidecker, ainda não foram suspensas.

Musk já havia dito anteriormente que se opunha a proibições permanentes no Twitter, incluindo a da conta oficial de Trump.

Na semana passada, avisou todavia que as contas banidas não seriam restabelecidas até que houvesse "um processo claro para fazê-lo".

Na sexta-feira, o bilionário disse que o Twitter estava a perder mais de quatro milhões de dólares por dia, insistindo que isso não lhe dava outra “escolha” em relação a cerca de metade da força de trabalho de 7.500 funcionários da empresa. Na Índia, por exemplo, os despedimentos atingiram 90% dos trabalhadores.

Musk insistiu que a postura da empresa em relação ao material nocivo permanece "absolutamente inalterada". O chefe de direitos humanos da ONU, Volker Turk, escreveu-lhe e uma carta aberta, alertando que o Twitter tinha a responsabilidade de evitar a amplificação de conteúdo nocivo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+