Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Foguetão chinês desgovernado afeta 300 voos em Espanha antes de cair no Pacífico

04 nov, 2022 - 09:52 • Carla Fino , Joana Azevedo Viana

Exército espanhol esteve a vigiar a trajetória do objeto espacial com 23 toneladas, o CZ-5B, componente do foguetão lançado pela China a 31 de outubro. NAV, que controla tráfego aéreo em Portugal, esteve atenta.

A+ / A-

A reentrada não controlada na atmosfera de uma parte de um foguetão chinês afetou, esta sexta-feira, o tráfego aéreo espanhol, tendo levado as autoridades a encerrar temporariamente os aeroportos de Madrid, os três aeroportos da Catalunha e os aeroportos de Zaragoza e Valladolid.

Ao contrário que tinha sido avançado inicialmente, adiantou ao início da tarde o "El Mundo", os aeroportos das Ilhas Baleares não foram afetados pela situação.

Pelo menos 300 voos sofreram atrasos na sequência do encerramento temporário dos aeroportos, adianta o mesmo jornal.

"Levantadas todas as restrições numa faixa do espaço aéreo espanhol na sequência da passagem do objeto espacial chinês CZ-5B", adiantou a Enaire, gestora espanhola do tráfego aéreo.

A possibilidade de a Enaire decretar esse encerramento era conhecida há 48 horas, mas só foi decidida quando houve a certeza de que a órbita da componente do foguetão, que dá várias voltas à Terra antes de cair, estava claramente definida e passava pelo espaço aéreo espanhol, elevando o risco de um embate com voos em curso, a descolar ou a aterrar.

Em causa está a componente do foguetão chinês denominada CZ-5B (2022-143B), um enorme objeto espacial que pesa 23 toneladas. O foguetão que integrava tinha sido lançado por Pequim há quatro dias, a 31 de outubro.

Durante a manhã, o Eurocontrol adiantou, citado pelo "El Mundo", que a trajetória do foguetão indicava que o CZ-5B iria seguir do espaço aéreo espanhol para o português antes de sobrevoar o Atlântico, não se sabendo onde iria cair.

Contactada pela Renascença durante a manhã, a NAV, autoridade nacional que controla o espaço aéreo, assegurou que estava a monitorizar a situação, acrescentando que até então o tráfego aéreo em Portugal não tinha sido afetado.

Segundo informações avançadas durante a manhã pelos controladores aéreos de Espanha no Twitter, "foi estabelecida Taxa Zero em determinadas áreas do espaço aéreo espanhol, o que poderá afetar o tráfego aéreo na forma de atrasos no terreno e desvios de rotas" de aviões já no ar.

As informações foram sendo atualizadas pelas autoridades espanholas ao longo da manhã.

As restrições impostas acabaram por ser levantadas depois de um curto sobrevoo pelo país. Ao que adiantou Xavier Benavent, diretor de operações da Enaire, o grande objeto espacial acabou por atravessar o espaço aéreo espanhol em três minutos.

Segundo o "New York Times", o CZ-5B acabou por cair no oceano Pacífico ao início da tarde em Lisboa. O mesmo jornal indica que esta é a quarta vez que o programa espacial chinês recorre à componente de 23 toneladas para lançar foguetões, uma que acaba sempre por reentrar de forma descontrolada na atmosfera.


[atualizado às 13h28 com levantamento de restrições nos aeroportos afetados e novas informações sobre o foguetão]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    04 nov, 2022 ILHAVO 10:38
    Deveria ser automática a cobrança de todos os custos incorridos com esta manifestação de incúria ou incompetência, sob pena de suspensão do direito de presença no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Destaques V+