Tempo
|
A+ / A-

Centenas de elefantes e zebras morrem devido à seca no Quénia

04 nov, 2022 - 19:47 • Lusa

Quatro estações chuvosas falhadas desde finais de 2020 causaram a pior seca dos últimos 40 anos.

A+ / A-

Centenas de animais, incluindo elefantes e zebras-de-grevy, espécie em vias de extinção, morreram em reservas de vida selvagem no Quénia durante a pior seca da África Oriental em décadas, de acordo com um relatório divulgado esta sexta-feira.

O Kenya Wildlife Service e outras instituições contaram a morte de 205 elefantes, 512 gnus, 381 zebras comuns, 51 búfalos, 49 zebras-de-grevy e 12 girafas só nos últimos nove meses, afirma o relatório.

Algumas áreas do Quénia viveram quatro estações consecutivas com chuvas insuficientes nos últimos dois anos, com efeitos terríveis para pessoas e animais, incluindo o gado.

As áreas mais afetadas incluem algumas das mais visitadas do Quénia, nomeadamente os ecossistemas Amboseli, Tsavo e Laikipia-Samburu, de acordo com os autores do relatório.

Os especialistas pediram um censo aéreo urgente da vida selvagem em Amboseli, a fim de obterem uma visão mais ampla do impacto da seca nos animais que lá vivem.

Outros peritos recomendaram o fornecimento imediato, nas regiões afetadas, de água e de "lamber sal", um local onde os animais podem ir para lamber nutrientes minerais essenciais de um depósito de sais e outros minerais.

Os elefantes, por exemplo, bebem 240 litros de água por dia, segundo Jim Justus Nyamu, diretor-executivo do Elephant Neighbors Center. Para as zebras-de-grevy, os peritos apelam ao reforço das provisões de feno.

As tendências de seca recentemente identificadas, provavelmente relacionadas com as alterações climáticas, exacerbarão, ainda mais, os desafios enfrentados pelas comunidades urbanas e rurais na África, advertiu a organização não-governamental WaterAid.

Quatro estações chuvosas falhadas desde finais de 2020 causaram a pior seca em pelo menos 40 anos, matando milhões de animais, destruindo culturas e mergulhando partes do Quénia, Somália e Etiópia - vizinhos da Tanzânia - em condições de quase fome.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+