Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Web Summit 2022

Rainha da Jordânia pede “melhores seres humanos em vez de melhores máquinas”

02 nov, 2022 - 12:31 • Cristina Nascimento

Rania esteve no palco central da Web Summit para falar de desigualdades e de apoio aos refugiados.

A+ / A-

A Rainha Rania da Jordânia subiu ao palco central da Web Summit esta quarta-feira para pedir às pessoas que passem menos tempo coladas aos ecrãs e que se dediquem menos ao desenvolvimento de melhores máquinas.

“O verdadeiro progresso de que todos precisamos não é melhores máquinas, mas sim sermos melhores seres humanos”, disse.

Pode parecer um contrassenso vir à cimeira da tecnologia fazer este pedido, mas foi feito pela Rainha, que referiu estudos que apontam para uma média diária de sete horas online, um tempo que está a aumentar

“No último ano, a média diária online aumentou quatro minutos. Pode não parecer muito, mas ao fim de um ano, são mais 24 horas, um dia inteiro”, disse.

Rania considera que “o objetivo da tecnologia é tornar os nossos dias melhores”, mas diz acreditar que “estamos a desvalorizar a moeda mais preciosa de todas: o nosso tempo”.

A Rainha da Jordânia relatou depois como exemplo várias situações que testemunhou de refugiados desamparados e a falta de assistência a milhares de pessoas.

“Ao mesmo tempo que a realidade virtual melhora a cada dia, negligenciamos as necessidades da nossa vida real”, rematou a Rainha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+