Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GUERRA NA UCRÂNIA

Cerca de 2,4 milhões de empregos perdidos desde o início da guerra na Ucrânia

31 out, 2022 - 19:14 • Lusa

Os números equivalem a mais de 15% do mercado laboral ucraniano no período anterior à invasão russa. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, apenas 28% dos refugiados encontraram emprego nos países de acolhimento.

A+ / A-

Perderam-se cerca de 2,4 milhões de empregos na Ucrânia desde o início da invasão russa, afirmou hoje a Organização Internacional do Trabalho (OIT), referindo que é o equivalente a 15,5% do mercado laboral antes da guerra.

Este valor, publicado num relatório sobre as perspetivas do mercado de trabalho global, é inferior às previsões de há meio ano, quando a OIT receava perdas de emprego de até 4,8 milhões, uma vez que, entretanto, diminuiu a extensão das regiões ucranianas ocupadas ou sob hostilidades intensas.

Cerca de 10,4% da antiga mão de obra da Ucrânia (1,6 milhões de pessoas) estão refugiados noutros países, na sua maioria mulheres, nos setores da educação, saúde e assistência social, aponta a OIT, observando que apenas 28% destes refugiados encontraram emprego nos países de acolhimento.

A OIT afirma ainda que os efeitos do conflito podem afetar os mercados de trabalho dos países vizinhos, o que pode levar à "desestabilização política e do mercado de trabalho nesses países"

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+