Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

UE apela à Rússia que reconsidere fim das exportações de cereais da Ucrânia

30 out, 2022 - 10:03 • Lusa

Moscovo anunciou no sábado a suspensão da sua participação neste acordo sobre as exportações de produtos agrícolas dos portos ucranianos sob o pretexto do ataque de drone a navios na Crimeia anexada, gerando condenação internacional.

A+ / A-

A União Europeia (UE) "insta a Rússia a reconsiderar a decisão" de suspender o acordo sobre exportações de cereais dos portos ucranianos, vital para o abastecimento mundial de alimentos, escreveu hoje no Twitter o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

Esta decisão "põe em perigo a principal rota de exportação de cereais e fertilizantes necessários para responder à crise alimentar mundial causada pela guerra" na Ucrânia, insistiu Josep Borrell na sua mensagem na rede social.

A Rússia anunciou no sábado a suspensão da sua participação neste acordo sobre as exportações de produtos agrícolas dos portos ucranianos sob o pretexto do ataque de drone a navios na Crimeia anexada, gerando condenação internacional.

O acordo de cereais, concluído em julho sob a égide da ONU e da Turquia, permitiu a exportação de vários milhões de toneladas de cereais retidos nos portos ucranianos desde o início do conflito em fevereiro, provocando um aumento dos preços dos alimentos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fogo neles
    30 out, 2022 Abaixo os lideres de cartão 10:53
    A UE apela!? Mandem mas é uma esquadra poderosa o suficiente para defrontar a esquadra russa no Mar Negro, para manter aberta a via de escoamento de produtos e comboiar os navios mercantes que trazem esses cereais. E se os russos tentarem intervir, FOGO NELES! Perde-se demasiado tempo em conversas e tem-se demasiada deferência para com a Rússia.

Destaques V+