Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Líder da Câmara dos Comuns na corrida para o lugar de Liz Truss

21 out, 2022 - 16:11 • Redação

Não é a primeira vez que Penny Mordaunt concorre ao cargo. Há meses perdeu com a agora demissionária primeira-ministra e com Rishi Sunak.

A+ / A-

Penny Mordaunt, a líder da Câmara dos Comuns, é a primeira a declarar que se candidatará ao cargo de primeira-ministra, após a demissão da anterior titular do cargo, Liz Truss.

Mordaunt detém um diversificado currículo antes de entrar na política, trabalhou com um mágico como assistente, em hospitais e orfanatos na Roménia pós-comunista e para a Associação de Transporte de Cargas.

“Fui encorajada pelo apoio que recebi de colegas que querem um novo início, um partido unido e uma liderança em nome do interesse nacional. Candidato-me a líder do Partido Conservador e vossa primeira-ministra – para unir o nosso país, cumprir as nossas promessas e vencer a próxima eleição geral”, escreveu no Twitter.

A agora candidata a chefe do Executivo liderou a juventude do Partido Conservador e foi assessora de imprensa de William Hague quando ele era líder.

Segundo a BBC, Penny Mordaunt provavelmente é mais conhecida fora de Westminster por participar, em 2014, no programa de mergulho e de celebridades da ITV, Splash!.

Durante a passagem de David Cameron pela chefia do Governo, foi ministra das Forças Armadas. E tornou-se a primeira mulher a ser secretária de Defesa, durante o governo de Theresa May.

No entanto, foi demitida depois de alguns meses quando Boris Johnson assumiu o cargo de primeiro-ministro.

Após a demissão de Johnson, participou na última disputa de liderança no verão mas acabou por ficar pelo caminho. Agora poderá encontrar de Rishi Sunak e Boris Johnson como adversários na liderança dos torries.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+