Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente alemão faz visita surpresa à Ucrânia

25 out, 2022 - 08:39 • Olímpia Mairos , com agências

Peritos internacionais reúnem-se, esta terça-feira, numa conferência em Berlim. Vão discutir a recuperação, reconstrução e modernização da Ucrânia.

A+ / A-

O Presidente alemão Frank-Walter Steinmeier encontra-se esta terça-feira em visita à Ucrânia, naquela que é a sua primeira viagem ao país desde que a Rússia invadiu o território ucraniano.

Nesta visita surpresa, Steinmeier pretende transmitir uma mensagem de solidariedade ao povo ucraniano e encontrar-se o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

“A minha mensagem para o povo ucraniano é: podem contar com a Alemanha” disse, em declarações aos jornalistas.

Segundo a Reuters, a visita do chefe de Estado alemão, tem como propósito garantir apoio militar e ajudar a reparar as infraestruturas destruídas, como redes elétricas, redes de abastecimento de água e sistemas de aquecimento, "o mais rápido possível antes da chegada do inverno”.

Peritos discutem recuperação e reconstrução da Ucrânia

Peritos internacionais reúnem-se esta terça-feira numa conferência, em Berlim, para discutir a recuperação, a reconstrução e a modernização da Ucrânia, com o presidente Volodymyr Zelensky a proferir o discurso principal do evento.

A conferência é uma iniciativa da Comissão Europeia e da Presidência alemã do G7, em estreita coordenação com o Governo da Ucrânia, e terá a abertura a cargo da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do chanceler alemão, Olaf Scholz.

A líder do executivo comunitário anunciou, na semana passada, depois da reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, que a União Europeia (UE) vai financiar a Ucrânia, em 2023, com 18 mil milhões de euros.

Ursula von der Leyen avançou que Kiev pediu, para 2023, ajuda no valor de três a quatro mil milhões de euros, que Von der Leyen salientou que irão ser disponibilizados também pelos Estados Unidos e instituições financeiras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rapidez
    25 out, 2022 Desenfreada 14:18
    Elaborem e levem à pratica um plano de emergência para reparar as infraestruturas destruídas, como redes elétricas, redes de abastecimento de água e sistemas de aquecimento, tudo acompanhado do envio de sistemas anti-aéreos para proteger essas infraestruturas. O Plano Marshall, fica para depois.

Destaques V+