Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Será gripe ou Covid? Há novos testes de antigénio para saber

21 out, 2022 - 09:54 • Olímpia Mairos

São semelhantes àqueles que nos habituámos a fazer no último ano, e que podem ser úteis, uma vez que os sintomas podem ser idênticos.

A+ / A-

Já existem testes antigénio capazes de detetar tanto a presença do SARS-CoV-2 como do vírus da gripe A e B. Para já, estão apenas disponíveis em alguns países, nomeadamente em Espanha, Austrália e Irlanda, mas tudo indica que podem generalizar-se em breve.

Os novos testes são vistos como essenciais para distinguir as duas doenças no caso dos picos de incidência de Covid-19 e gripe coincidirem neste inverno, até porque muitos dos sintomas podem ser idênticos.

De acordo com o Jornal Expresso, os testes são bastante semelhantes aos testes rápidos usados para a Covid-19. A diferença é que podem ter dois ou mais mostradores (um para cada vírus) ou um mostrador com mais letras. Em ambos os casos, a linha colorida continua a ser indicadora da presença do agente patogénico.

Os kits veem com todos os materiais necessários e requerem apenas uma colheita nasal, apresentando resultados em 15 minutos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+