Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Kiev admite que a Rússia poderá atacar abastecimento de água e aquecimento

21 out, 2022 - 21:47 • Lusa

Primeiro-ministro ucraniano pede à população para "estar preparada" e se abastecer com água potável e roupas quentes.

A+ / A-

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmigal, alertou esta sexta-feira que as Forças Armadas russas podem atacar as instalações de abastecimento de água e aquecimento, além das infraestruturas elétricas.

"É óbvio que o terror russo vai continuar", disse Shmigal, que antecipou que os cortes de abastecimento "são prováveis".

O governante pediu à população para "estar preparada" e se abastecer com água potável e roupas quentes.

O Exército russo intensificou a sua ofensiva na Ucrânia nas últimas semanas, atacando as principais instalações elétricas do país, provocando interrupções no fornecimento, ora programadas, ora por falhas na infraestrutura.

Com este aviso, a Ucrânia alerta para a possibilidade de uma grande parte da população ter de enfrentar um inverno rigoroso em condições adversas, sem abastecimento de água, eletricidade ou aquecimento.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+