Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin impõe lei marcial nas quatro regiões ucranianas anexadas pela Rússia

19 out, 2022 - 13:09 • Redação com agências

Ainda não é certo que poderes adicionais terão os governadores de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporíjia ao abrigo da medida.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou esta quarta-feira lei marcial nas quatro regiões do leste da Ucrânia que Moscovo anexou no mês passado, dando poderes adicionais de emergência aos líderes pró-russos das regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporíjia.

Putin ainda não anunciou os passos que serão dados naquelas regiões no âmbito da lei marcial, mas o decreto que assinou confirma que esta entra em vigor amanhã, quinta-feira.

A decisão de Putin foi imediatamente aprovada pela câmara alta do Parlamento russo. A proposta de lei indica que poderão ser aplicadas restrições de movimento e de reunião, para além de reforçar a censura e dar mais poderes às agências responsáveis pela aplicação da lei.

Em esclarecimento, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, adiantou à agência noticiosa russa RIA que a Rússia não pretende fechar as fronteiras destas regiões com a Ucrânia.

Ainda não é certo que poderes adicionais terão os governadores das quatro regiões anexadas ao abrigo da lei marcial.

"Na atual situação, considero necessário dar poderes adicionais aos líderes de todas as regiões russas" no leste da Ucrânia, anunciou apenas Putin.

O líder russo também ordenou aos governos locais que criem um comité de coordenação para aumentar a interação entre as várias agências governamentais no contexto da guerra na Ucrânia, que Putin continua a classificar como uma "operação militar especial".

Entre outras medidas anunciadas esta quarta-feira após reunião do Conselho de Segurança russo, Putin avançou que os soldados russos mobilizados para as regiões fronteiriças com a Ucrânia receberão um subsídio mensal de pelo menos 195 mil rublos, cerca de 3.200 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Para quê?
    19 out, 2022 Botas 12:36
    Não se vê como os "governadores de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporíjia" vão ganhar alguma coisa com a Lei Marcial: nuns casos nem governam toda a zona, têm o exército ucraniano a conquistar território todos os dias, noutros, têm os territórios sob ameaça direta de reconquista e o exército russo em retirada. A Lei Marcial só deve servir para justificar novas medidas contra a população ucraniana residente nesses territórios que são da Ucrânia, deve esclarecer-se.

Destaques V+