Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Elnaz Rekabi, atleta do Irão que desafiou regime e competiu sem o "hijab", está desaparecida

18 out, 2022 - 11:52 • Joana Azevedo Viana

Aumentam os receios quanto à segurança da alpinista. Fontes dizem que foi levada mais cedo de volta para Teerão, para autoridades "fintarem" os manifestantes que continuam mobilizados desde a morte da jovem Mahsa Amini.

A+ / A-

Estão a aumentar os receios quanto ao bem-estar da alpinista iraniana Elnaz Rekabi, que este fim de semana competiu num torneio internacional na Coreia do Sul sem usar o véu islâmico (hijab).

A atleta foi aplaudida pelo passo, tido como solidário para com as milhares de mulheres e homens que, no seu país-natal, continuam mobilizados em protestos contra a repressão das autoridades, na sequência da morte da jovem Mahsa Amini sob custódia policial.

Amigos da atleta disseram à BBC que não conseguem contactar Rekabi desde domingo, quando foi fotografada no evento desportivo sem o "hijab" -- de uso obrigatório em todas as situações, sob as leis do regime iraniano.

Outras "fontes bem informadas" citadas pela BBC dizem que o telemóvel e o passaporte de Elnaz Rekabi foram confiscados antes de embarcar de volta para Teerão esta terça-feira de manhã.

Nada se sabe de Rekabi aparte uma história de Instagram que publicou esta madrugada, sob condições desconhecidas, na qual pedia desculpa pelas "preocupações que causou" porque o seu hijab "se tornou problemático sem intenções" devido à chamada súbita para começar a escalada na competição.

"Estou a voltar para o Irão com a minha equipa com base no calendário pré-definido", acrescentou na mesma história. A atleta é seguida por mais de 200 mil utilizadores.

No Twitter, a apresentadora da BBC Rana Rahimpour reforçou que "existem preocupações quanto à segurança" de Rekabi.

Segundo o "Iran Wire", um pequeno site de notícias anti-regime, Rekabi foi levada para a embaixada do Irão em Seul para minimizar o escrutínio sobre a sua situação. Uma fonte disse ao site que Rekabi ia voar para Teerão esta terça, um dia antes do previsto, para não ser recebida por manifestantes no aeroporto.

O "Guardian" não conseguiu verificar estas informações de forma independente.

No Twitter, a embaixada do Irão em Seul rejeitou "fortemente todas estas notícias falsas e desinformação" sobre Rekabi, sem adiantar mais informações sobre o paradeiro da atleta de 33 anos.

A Federação Internacional de Alpinismo Desportivo ainda não comentou o caso publicamente.

O Irão está a braços com protestos diários em massa há várias semanas, desde a morte de Amini às mãos da "polícia da moral". A jovem de 22 anos foi detida por não usar o seu hijab apropriadamente.

Em solidariedade, várias manifestantes têm queimado os seus hijabs e cortado o cabelo, em protestos que já chegaram até ao Parlamento Europeu e a Hollywood. Nas manifestações, os jovens em protesto gritam as palavras de ordem "zan, zendegi, azadi" ("mulher, vida, liberdade").

No ano passado, Rekabi tornou-se a primeira mulher iraniana a ganhar uma medalha num campeonato mundial de alpinismo desportivo. Desta vez ficou em quarto lugar na competição na Coreia do Sul.

As imagens em que é vista a escalar uma parede sem o véu, com o cabelo apanhado num rabo-de-cavalo, têm corrido o mundo.

Rekabi, que costuma publicar fotos e vídeos no seu Instagram a treinar com o véu islâmico, será apenas a segunda atleta iraniana a desafiar as regras do regime quanto ao uso do "hijab".

Vaga de protestos no Irão chega ao Parlamento Europeu
Vaga de protestos no Irão chega ao Parlamento Europeu
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+