Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Trump intimado a depor sobre assalto ao Capitólio

13 out, 2022 - 21:00 • Reuters

A legislação federal dos EUA prevê penas de um a 12 meses de prisão para quem não respeite uma intimação do Congresso.

A+ / A-

O comité da Câmara dos Representantes que está a investigar a invasão do Capitólio, ocorrida a 6 de janeiro de 2021, decidiu esta quinta-feira intimar o ex-Presidente dos EUA a depor sobre o ataque, no que poderá resultar na detenção de Donald Trump caso este não acate a ordem.

O comité, composto por sete legisladores democratas e dois republicanos, votou 9-0 a favor de emitir uma intimação a Trump para que lhes forneça documentos relacionados com o caso e preste esclarecimentos sob juramento.

"Ele é a única pessoa no centro da história do que aconteceu a 6 de janeiro, portanto queremos ouvi-lo", disse o presidente do painel democrata, o representante Bennie Thompson.

Antes do voto por unanimidade, o comité passou mais de duas horas a apresentar testemunhos, documentos e outros registos que demonstram que Trump já planeava desmentir a sua derrota nas eleições presidenciais de 2020 antes de estas terem lugar, que falhou em pedir aos seus milhares de apoiantes que não invadissem o Capitólio e que manteve as alegações falsas de que as eleições lhe foram roubadas após conselheiros próximos o terem informado da derrota para Joe Biden.

A legislação federal norte-americana prevê penas de um a 12 meses de prisão para quem não respeite uma intimação do Congresso para depor ou fornecer documentos.

Se Trump ignorar a ordem do comité, toda a Câmara dos Representantes terá de votar se o caso deve ou não ser enviado para o Departamento de Justiça, que tem autoridade para decidir se avança com acusações formais.

O comité responsável por investigar o ataque ao Capitólio, que deixou mais de 140 agentes da polícia feridos e que conduziu a várias mortes, está debruçado sobre o caso há mais de um ano e já entrevistou mais de 1.000 testemunhas no processo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+