Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

NATO deixa aviso a Putin: recurso a armas nucleares terá "consequências severas"

13 out, 2022 - 17:28

Secretário-geral da NATO diz que probabilidades de Moscovo recorrer a armas nucleares são “muito remotas”, mas assegura: "Levamos esta ameaça a sério."

A+ / A-

O secretário-geral da NATO avisou esta quinta-feira o Presidente russo, Vladimir Putin, de que o recurso a armas nucleares no contexto da guerra da Ucrânia terá “consequências severas”.

Em conferência de imprensa no final de uma reunião com os ministros da Defesa da UE, Jens Stoltenberg sublinhou que a Aliança Atlântica leva a sério a “ameaça perigosa e irresponsável” do Kremlin e que não se deixará intimidar.

“A retórica nuclear do Presidente Putin é perigosa e irresponsável. Levamos esta ameaça a sério e mantemo-nos vigilantes, não seremos intimidados. Qualquer uso de armas nucleares mudaria fundamentalmente a natureza do conflito e teria consequências severas”, declarou Stoltenberg aos jornalistas.

O secretário-geral da NATO admitiu, contudo, que as probabilidades de Moscovo recorrer a armas nucleares são “muito remotas”.

“Eles sabem que se usarem armas nucleares contra a Ucrânia, isso terá graves consequências e estão também cientes de que uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve acontecer.”

Na mesma conferência, Stoltenberg assegurou que a NATO vai disponibilizar mais armamento moderno à Ucrânia, além de combustível, roupas de inverno e material médico, anunciando ainda um reforço de tropas nas fronteiras da Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    13 out, 2022 Lisboa 18:31
    Os comentários são para publicar ou não vale a pena dar ao trabalho de os escrever?

Destaques V+