Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Kiev e Moscovo confirmam que central de Zaporijia está novamente desligada

08 out, 2022 - 12:28 • Lusa

As autoridades da Ucrânia e da Rússia confirmaram hoje que a central nuclear de Zaporijia foi novamente desligada da rede elétrica após os recentes atentados noturnos dos quais os dois países se acusam mutuamente

A+ / A-

A operadora de energia ucraniana Energoatom confirmou, hoje de manhã, que “a última linha de comunicação com o sistema elétrico foi desligada às 00:59 locais (22:59 de sexta-feira em Lisboa)” e que a central está agora a funcionar apenas com geradores a diesel.

O administrador russo da região, recentemente anexada pela Rússia, Vladimir Rogov, referiu que a central foi desligada “em resultado do bombardeamento das tropas ucranianas”.

Segundo Kiev, a central só poderá funcionar desta maneira durante 10 dias.

“É necessário reparar e restabelecer o funcionamento das linhas de comunicação da central nuclear de Zaporijia com o sistema elétrico”, adverte a Energoatom, em comunicado hoje divulgado na rede social Facebook.

A central, a maior da Europa e atualmente sob controlo dos militares russos, já tinha sido desligada da rede elétrica em 5 de setembro.

Considerado um dos grandes pontos estratégicos da guerra, tem sido alvo de acusações mútuas da Rússia e da Ucrânia praticamente desde o início do conflito, com os dois lados a realizarem bombardeamentos que atrapalham constantemente o funcionamento da instalação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+