Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nobel da Paz. Marcelo considera “justo tributo”, Governo enaltece “grande pertinência”

07 out, 2022 - 13:59 • Redação

Comité norueguês distinguiu duas organizações, uma russa e outra ucraniana, e o advogado e ativista bielorrusso Ales Bialiatski.

A+ / A-

O Presidente da República congratula-se com a atribuição do Prémio Nobel a uma personalidade e a duas organizações.

Na nota da página da presidência, Marcelo destaca “o reconhecimento da persistente luta pela liberdade, pela democracia e pelos direitos humanos, por parte de cidadãos e organizações da sociedade civil”, lembrando as atuais circunstâncias de guerra.

O Presidente acrescenta que este prémio constitui “um justo tributo à coragem e à solidariedade que nos deve inspirar a todos”.

Na mesma linha, o ministro dos Negócios Estrangeiros destaca a coragem e o combate pelos direitos humanos da organização russa, da ucraniana e do advogado bielorrusso Ales Bialiatski.

João Gomes Cravinho diz que esta escolha “demonstra que o comité Nobel está atento à realidade e quis premiar com grande pertinência, com grande sentido de atualidade, três entidades que se têm destacado pela sua coragem e pela sua integridade e pelo combate intransigente de promoção dos direitos humanos e pela promoção da memória”.

O chefe da diplomacia portuguesa lembra ainda que “não há paz sem respeitos pelos direitos humanos, essa é a fundação da paz”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+