Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apple cede à UE e confirma: novo iPhone tem entrada USB-C

13 set, 2023 - 12:26 • Marta Pedreira Mixão

O iPhone 15, apresentado esta terça-feira, já cumpre as novas regras europeias para carregadores universais, tendo substituído a entrada típica da marca Apple por USB-C.

A+ / A-

Onze anos depois de introduzir a "entrada" diferenciada, a Apple cedeu à União Europeia e o iPhone 15 vai deixar de ter porta de carregamento lightning e passa a integrar o USB-C.

Kaiann Drance, vice-presidente do grupo californiano, reconheceu, esta terça-feira, que o “USB-C tornou-se o padrão universalmente aceite”.

“Agora, o mesmo cabo pode carregar o seu Mac (computador), iPad (‘tablet’), iPhone e até mesmo seus AirPods pro (auscultadores de ouvido sem fio) de segunda geração”, acrescentou Kaiann Drance, durante o evento de apresentação dos novos produtos Apple, intitulada ‘Wonderlust.

“Se a bateria dos seus AirPods estiver muito fraca, ou do seu Apple Watch (relógio), pode carregá-los diretamente no seu iPhone”, acrescentou.

A integração mais ampla da porta USB-C representa uma pequena revolução para o ecossistema de produtos e serviços da Apple, que é difícil de integrar com outros sistemas, apesar de alguns computadores da marca já incluírem esta entrada.

A Apple tentou-se opor a esta medida da União Europeia (UE), argumentando que “sufocaria a inovação” e “prejudicar os consumidores”, mas Bruxelas defendeu que se trata de facilitar a vida do cliente e reduzir a quantidade de lixo eletrónico criado à medida que os carregadores se tornam obsoletos. Espera-se que a medida poupe aos consumidores europeus 250 milhões de euros por ano.

O Parlamento Europeu tinha aprovado uma lei, em outubro, que estabelecia uma solução única de carregamento para telemóveis, tablets e outros dispositivos eletrónicos portáteis, tornando o USB tipo C o carregador comum da UE até final de 2024.

Os computadores portáteis não estarão inicialmente vinculados às novas normas, mas terão de as cumprir o mais tardar três anos e meio após a entrada em vigor da legislação, ou seja, em meados de 2028, aproximadamente.

A diretiva (lei comunitária), negociada ao longo de quase 10 anos na União Europeia, harmoniza ainda mais a tecnologia de carregamento rápido, fornece aos consumidores informações claras sobre as características de carregamento e permite que os consumidores escolham se desejam comprar novos produtos eletrónicos com ou sem carregador.

Os líderes da Apple revelaram nesta terça-feira quatro novos iPhones e apresentaram as novas características técnicas dos seus aparelhos, depois de um trimestre dececionante para as vendas do iPhone, com uma queda no seu volume de negócios homólogo (-1,4%), para 81,8 mil milhões de dólares (cerca de 76,2 mil milhões de euros).

A primeira metade da apresentação foi dedicada a novos relógios, incluindo o Apple Watch Series 9, o “primeiro produto neutro em carbono” do grupo, segundo Lisa Jackson, vice-presidente responsável pelo meio ambiente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+