A+ / A-

Eleições no Brasil. “Chegou o momento de devolver a democracia ao nosso país”

02 out, 2022 - 16:38 • Sérgio Costa , enviado especial da Renascença ao Brasil

No Brasil, a campanha faz-se até à última, até todos os votos estarem submetidos. Apoiantes de Lula acreditam numa transição pacífica.

A+ / A-
DOM SERGIO COSTA ELEITORES

(Ouça a reportagem do jornalista Sérgio Costa, enviado especial da Renascença ao Brasil.)

Mafalda e Rodrigo chegam à assembleia de voto em São Bernardo do Campo, município nos arredores de São Paulo, e não deixam dúvidas. O voto é em Lula. Trazem t-shirts, bandeiras e vários adereços de apoio ao ex-presidente que já tinha votado, um pouco antes, no mesmo local. No Brasil, a campanha faz-se até à última, até todos os votos estarem submetidos.

Com sorrisos, os brasileiros começam por dizer ser uma grande emoção votar no mesmo local onde o candidato da sua preferência exerceu o direito de voto."É um simbolismo muito grande. É o lugar onde começa a democracia para a gente. A gente vai expandir isto para o resto do Brasil", diz Rodrigo.

Os dois manifestam esperança, dizem ser urgente devolver a democracia ao país.

"É o momento de a gente devolver a democracia para o nosso país, é com muito orgulho que ele tem a humildade de ainda defender esse país. Foi cruel o que fizeram com ele [nas últimas eleições], para ele não ser eleito", afirma Mafalda.

E depois das eleições? Os dois recuperam as palavras de Lula da Silva: dizem não temer reações inflamadas e que quem perder tem de respeitar os resultados.

"Eles querem-nos intimidar, mas nós somos fortes. E nós estamos aqui para vencer, porque a gente acredita que o amor vai vencer o ódio. Não vai ter violência, não, porque a gente vai vencer no primeiro turno", diz Mafalda.

Mas há quem seja mais contido, prefira não revelar o sentido de voto numa terra que mostra ser maioritariamente a favor de Lula. O essencial é garantir melhorias sociais, diz este eleitor que preferiu não dizer o nome: "mais emprego, mais saúde, mais educação de qualidade".

O desejo de todos os brasileiros à boca das urnas: melhorar o país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+