Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Asteróide vai passar pela órbita da Terra no fim de semana

24 mar, 2023 - 20:09 • Diogo Camilo

O "2023 DZ2" tem o tamanho suficiente para destruir uma cidade e vai passar a 68 mil quilómetros da Terra, sendo possível observá-lo através de binóculos como se fosse uma pequena estrela em movimento.

A+ / A-

Um asteróide, grande o suficiente para destruir uma cidade, vai passar entre as órbitas da Terra e da Lua este fim de semana, mas sem risco de colisão.

Chamado de “2023 DZ2”, o calhau espacial foi descoberto há cerca de um mês e, no sábado, passará a cerca de 515 mil quilómetros da Lua, antes de atravessar a Terra horas depois.

Com 40 a 90 metros de diâmetro, o asteróide é grande o suficiente para destruir uma cidade. “Não existe hipóteses deste ‘destruidor de cidades’ atingir a Terra, mas a sua aproximação oferece uma grande oportunidade para observações”, indicou o chefe de defesa planetária da Agência Espacial Europeia (AEE).

De acordo com a NASA, esta é uma oportunidade importante para astrónomos conhecerem mais sobre asteróides. Ao passar a cerca de 68 mil quilómetros da Terra, o “2023 DZ2” será visível através de binóculos ou pequenos telescópios em todo o mundo.

No hemisfério norte pode ser visto como se fosse uma pequena estrela em movimento, de sudeste para este das constelações de Orion, Cão Maior e Cão Menor.

O corpo astronómico deverá depois voltar à órbita da Terra em 2026, mas o asteroide não será uma ameaça ao planeta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+