Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador Renascença

Novo Governo. Já se sabe quem são os novos ministros?

28 mar, 2024 - 13:40 • Hugo Monteiro

Luís Montenegro apresenta ao Presidente da República a composição do seu Governo minoritário esta quinta-feira às 18h.

A+ / A-
Novo Governo. Já se sabe quem são os novos ministros?

Após dois dias de agitação no Parlamento, vamos conhecer o novo Governo.

É hoje que ficamos a saber quem são os novos ministros?

Eventualmente, sim. Uma coisa é certa, o Presidente da República vai ser o primeiro a conhecer a composição do novo Governo.

O Primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, reúne-se, ao que tudo indica, esta tarde com Marcelo Rebelo de Sousa e leva até Belém a lista com os nomes do próximo Executivo. Logo após o encontro, deverão ser divulgados os nomes do elenco do Governo AD.

Há pistas sobre esses nomes? Quem poderão ser os novos ministros?

Para esta resposta, temos de socorrer-nos daquilo que vários analistas têm dito e há alguma convergência em três nomes: Paulo Rangel e Leitão Amaro - que são vice-presidentes do PSD. E Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos e antigo ministro social-democrata.

Ou seja, a confirmarem-se estes nomes, poderemos estar perante um Executivo mais político e menos técnico.

Mas este é um segredo muito bem guardado por Luís Montenegro, que tem sido um exímio de silêncios, até para evitar especulações. Não deu quaisquer pistas sobre quem estaria a contactar para o seu Executivo.

Mas falava-se também na possibilidade de a Iniciativa Liberal integrar o Governo.

Falava-se. Mas não vai acontecer. Ainda há pouco escutámos Carlos Guimarães Pinto, deputado da Iniciativa Liberal dizendo que nunca esteve em causa a falta de concordância sobre possíveis cargos.

O que houve foi um conjunto de 10 propostas que a Iniciativa Liberal colocava como condições para aceitar um acordo.

Mas não houve entendimento. E sem entendimento, não há Iniciativa Liberal no Governo.

Depois de serem conhecidos hoje os nomes do governo, quais os próximos passos?

O chefe de Governo e os ministros do novo Executivo tomam posse na próxima terça-feira. A partir daí, Luis Montenegro passa a ser oficialmente Primeiro-ministro indigitado.

Os secretários de Estado tomam posse dois dias depois, a 4 de abril. O passo seguinte é a apresentação do programa do Governo que tem de ser submetido à apreciação do Parlamento até 12 de abril.

O Executivo só entra em plenitude de funções após a aprovação do programa pela Assembleia da República.

Tudo isto depois de dois dias complicados no Parlamento. Que terminaram ontem com uma solução concertada para a presidência da Assembleia da República.

O social-democrata José Pedro Aguiar Branco vai ocupar o cargo durante dois anos. Depois, será a vez do PS indicar um nome para o Parlamento para outros dois anos - que poderá ser Francisco Assis.

Portanto, no Continente, tudo aparentemente resolvido no continente. Na Madeira, estamos a caminho de ver a situação resolvida?

Aparentemente sim. O Presidente da República marcou eleições antecipadas na Madeira para 26 de maio, 15 dias antes das eleições europeias.

O Governo madeirense está em gestão desde fevereiro, depois de o presidente do executivo regional Miguel Albuquerque, ter pedido a demissão após ter sido constituído arguido no âmbito de um processo em que são investigadas suspeitas de corrupção no arquipélago.

Saiba Mais
      Comentários
      Tem 1500 caracteres disponíveis
      Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

      Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

      Destaques V+