A+ / A-

Referendos no Donbass "são contraproducentes" para Ucrânia e Ocidente, avisa Martins da Cruz

20 set, 2022 - 23:45 • João Malheiro

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros explica que se os referendos significarem que os territórios do Donbass vão passar a fazer parte da Federação Russa, implica "que pode utilizar o armamento que quiser para se defender".

A+ / A-
Referendos no Donbass "são contraproducentes" para Ucrânia e Ocidente, avisa Martins da Cruz

O embaixador António Martins da Cruz avisa que a realização dos referendos "são contraproducentes" para a Ucrânia e para o Ocidente e concorda com a NATO, ao considerar que esta iniciativa do Kremlin pode significar uma escalada da guerra.

Os territórios separatistas pró-russos da região do Donbass, na Ucrânia, vão realizar, de 23 a 27 de setembro, referendos para decidirem sobre a sua anexação pela Rússia, anunciaram as autoridades locais esta terça-feira.

Em reação, ouvido pela Renascença, o diplomata português acredita que decisão surge agora "para compensar na perspetiva internacional, as derrotas que a Rússia está a ter".

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros explica que se os referendos significarem que os territórios do Donbass vão passar a fazer parte da Federação Russa, implica "que pode utilizar o armamento que quiser para se defender".

"Passa a ser uma defesa do território russo. Pode implicar, por exemplo, armas químicas ou nucleares táticas, para defender estes territórios", sublinha.

António Martins da Cruz rejeita também que o Ocidente venha alguma vez a reconhecer a legitimidade dos resultados dos referendos.

Vladimir Putin deverá falar esta quarta-feira às 06h00 em Portugal (08h00 em Moscovo) sobre os referendos convocados para as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk.

A indicação foi avançada na noite desta terça-feira pelo jornalista russo Dmitry Smirnov, sem grandes detalhes, isto depois de fontes do Kremlin terem indicado, ao longo desta terça-feira, que o Presidente russo faria uma declaração ao país às 18h00, em Portugal, mais duas horas em Moscovo.

À Renascença, o embaixador português admite que esta mudança pode ter a intenção de "despertar a curiosidade dos média e dos líderes que se encontram nas Nações Unidas".

"Se só falar às 06h00 da manhã cá, vai falar quando for meia noite ou 01h00 da manhã em Nova Iorque. No fundo, é para provocar algum sentimento de expetativa", aponta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    21 set, 2022 Lisboa 07:36
    Claro que vai haver escalada na guerra: a Ucrânia, e o Ocidente, aliás, nunca aceitarão essa fantochada e a Ucrânia atacará. Quando moscovo replicar com armas "pesadas" os EUA vão deixar cair a proibição de atacar território russo com armas do Ocidente. Preciso dizer mais?

Destaques V+