Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin encontrou-se com líder bósnio-sérvio que apoia a guerra na Ucrânia

20 set, 2022 - 22:49 • Lusa

Visita acontece numa altura em que a União Europeia pressiona a Sérvia para que alinhe a sua política externa com a do bloco europeu se quiser realmente tornar-se membro.

A+ / A-

O líder separatista sérvio-bósnio Milorad Dodik encontrou-se esta terça-feira em Moscovo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, dias após apoiar a agressão de Moscovo contra a Ucrânia, informaram meios de comunicação russos e sérvios.

Durante a rara visita de um político europeu a Moscovo, o presidente russo elogiou a "parceria estratégica" do seu país com a Sérvia.

A visita aconteceu numa fase de repetidos avisos da União Europeia para que a Sérvia alinhe as suas políticas exteriores com o bloco europeu se quiser realmente tornar-se membro.

Dodik, elemento sérvio da presidência tripartida da Bósnia, tem-se reunido frequentemente com o presidente da Rússia, especialmente antes das eleições, para mostrar ao eleitorado sérvio-bósnio, altamente pró-russo, que tem o apoio de Putin.

Tinham-se encontrado pela última vez em junho, meses após a invasão da Rússia à Ucrânia, em fevereiro.

A Rússia tem sido frequentemente acusada pelo Ocidente de tentar desestabilizar a Bósnia e o resto dos Balcãs através da sua proximidade à Sérvia e à Bósnia.

Dodik tem defendido abertamente a separação da metade da Bósnia controlada pela Sérvia da federação bósnio-croata e a união com a vizinha Sérvia

Na véspera da sua visita a Moscovo, Dodik deu uma entrevista à agência de notícias estatal russa TASS, onde repetiu as suas visões separatistas e deu o seu aval à invasão russa à Ucrânia.

Putin também enviou esta quarta-feira uma mensagem para a Sérvia e para o seu presidente populista, Aleksandar Vucic.

A Sérvia é a única nação candidata a entrar na União Europeia que recusou aderir às sanções contra a Rússia devido à invasão à Ucrânia.

"Rússia e Sérvia estão ligadas por uma parceria estratégica. Falo regularmente com o presidente Vucic durante encontros pessoais e conversas telefónicas sobre assuntos-chave para o desenvolvimento e cooperação", disse Putin, citado por meios de comunicação sérvios.

Apesar de pretender oficialmente aderir à União Europeia, a Sérvia tem-se aproximado cada vez mais da Rússia de Putin durante a administração autocrática de Vucic, nos últimos 10 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    21 set, 2022 Eu 08:21
    Não era este capacho do Putin que dizia "não autorizar" a entrada da Finlândia e Suécia na NATO, e que teve de ser o próprio governo dele a esclarecê-lo que constitucionalmente, ele não tinha voto na matéria?
  • Cidadao
    21 set, 2022 Lisboa 07:38
    A Sérvia deve ser corrida de candidata à UE. Já nos bastam os problemas com a Hungria, vir agora meter uma serpente em nossa casa... eles que vão para os braços de Moscovo já que gostam tanto do Putin...

Destaques V+