Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado de saúde de Navalny degrada-se. Suspeita de novo envenenamento

12 abr, 2023 - 23:07 • Lusa

Nos últimos 15 dias, o opositor russo perdeu mais de oito quilos.

A+ / A-

O estado de saúde do oposicionista russo detido, Alexei Navalny, está a deteriorar-se, suspeitando-se de novo envenenamento, e voltou a ficar em cela de punição, poucos dias depois de estar em confinamento regular, disse esta quarta-feira a sua porta-voz.

Anna Veduta, que está baseada em Washington e é vice-presidente da Fundação Anticorrupção, de Navalny, disse à Associated Press que o oposicionista, de 46 anos, ficou doente na última sexta-feira, quando saiu da cela de punição (isolamento) e colocado em uma cela convencional.

Nos últimos 15 dias, Navalny perdeu mais de oito quilos. Na segunda-feira, informou, via Twitter, que tinha voltado a ser colocado em cela de castigo durante mais 15 dias.

Uma ambulância foi chamada no sábado, devido a agudas dores de estômago, mas Navalny não teve qualquer diagnóstico, escreveu um dos seus advogados, Vadim Kobzev, no Twitter, depois de o visitar na prisão.

"Acreditamos que lhe estão a administrar lentamente pequenas doses de veneno" em comprimidos sem identificação, disse Veduta.

Um documentário vídeo sobre Navalny ganhou um Óscar no mês passado. O documentário retrata a carreira de Navalny no combate à corrupção oficial, o seu envenenamento quase fatal em 2020, pelo qual responsabilizou o Kremlin, a sua recuperação ao longo de cinco meses na Alemanha e o seu regresso a Moscovo, em 2021, quando foi detido. Mais tarde foi sentenciado a 2,5 anos de cadeia e no ano passado foi objeto de mais acusações e condenado a mais nove anos de prisão.

Navalny tem sofrido uma pressão incessante por parte dos dirigentes russos, e tem estado com frequência sujeito a isolamento em uma pequena cela de castigo. Está autorizado a escrever cartas e a ter visitas irregulares dos seus advogados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+