A+ / A-

Secretária de Estado da Igualdade e Migrações deixa Governo

02 mai, 2022 - 16:16 • Ricardo Vieira

Sara Abrantes Guerreiro foi exonerada "a seu pedido" um mês depois de tomar posse, em plena polémica em torno do acolhimento de refugiados ucranianos. Para o seu lugar entra Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues.

A+ / A-

A secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Sara Abrantes Guerreiro, deixa Governo em plena polémica em torno do acolhimento de refugiados ucranianos.

Sara Abrantes Guerreiro foi exonerada "a seu pedido" e para o seu lugar entra Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues.

"O Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-Ministro de exoneração, a seu pedido, de Sara Abrantes Guerreiro, como Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, e a nomeação, para o mesmo cargo, de Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues", avança a Presidência da República, em comunicado.

A tomada de posse da nova secretária de Estado terá lugar, em cerimónia restrita no Palácio de Belém, esta segunda-feira, pelas 19h30.

Sara Abrantes Guerreiro é a primeira baixa no novo Governo liderado por António Costa, que tomou posse a 29 de março.

Em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém após ser conhecida a notícia da demissão, o Presidente da República diz que a saída de Sara Guerreiro não está relacionada com a polémica do acolhimento de refugiados na Câmara de Setúbal.

"Infelizmente, foi uma questão pessoal de força maior", esclareceu Marcelo Rebelo de Sousa.

A nova secretária de Estado da Igualdade e Migrações é a deputada Isabel Rodrigues, que integra a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias, a Comissão de Assuntos Europeus (como suplente) e a Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.

Advogada de formação, Isabel Rodrigues foi presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e, até agora, deputada à Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+