Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Morte de Isabel II. Cavaco elogia exemplo de serviço num "reinado impar"

08 set, 2022 - 21:40 • Lusa

Antigo Presidente da República presta homenagem à Rainha Isabel II.

A+ / A-

O antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, prestou homenagem à Rainha Isabel II, que morreu esta quinta-feira, enaltecendo o seu "sentido de dever e serviço" ao longo de um "reinado ímpar", cujo exemplo "deve guiar todos os que exercem funções públicas".

"Neste momento histórico e de grande pesar, presto a minha homenagem a Isabel II, cujo exemplo de dedicação e serviço deve guiar todos os que exercem funções públicas", pode ler-se numa nota assinada por Cavaco Silva enviada à agência Lusa, poucas horas depois do anúncio da morte da monarca britânica.

Para o antigo chefe de Estado português, "a partida da Rainha Isabel II, no fim de um reinado ímpar em transformações sociais, económicas e políticas na Europa e no Mundo", é um momento para se refletir "sobre o sentido profundo de serviço que marcou a sua vida, em que relevou uma notável sabedoria".

Segundo Cavaco Silva, "impressiona o sentido de dever e de serviço de uma soberana que, até ao último dia da sua vida, exerceu com extraordinária dignidade as suas funções", recordando que o seu último ato oficial foi o "exercício do seu poder mais importante, o de convidar uma nova primeira-ministra a formar Governo".

Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas
Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas

O antigo Presidente da República recordou ainda as diversas vezes em que teve oportunidade de se encontrar com Isabel II ao longo do tempo em que exerceu funções públicas.

"A primeira foi em 1986, nas comemorações dos 600 anos do Tratado de Windsor, no Castelo que lhe deu o nome, em que celebrámos a antiga aliança que une os nossos países. A última foi em 2012, quando representei Portugal na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres", lembrou.

Cavaco Silva afirmou que trocou com a Rainha "impressões em diferentes jantares oficiais por ocasião de cimeiras europeias", guardando "gratas memórias" destes momentos.

A Rainha de Inglaterra Isabel II morreu hoje aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, foi anunciado pela família real. .

"A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e voltarão a Londres amanhã [sexta-feira]", anunciou o Palácio de Buckingham em comunicado, numa referência a Carlos e Camilla.

A notícia foi conhecida após vários membros da família real terem viajado hoje subitamente para Balmoral para estar com a Rainha, depois da divulgação de um comunicado que dava conta da preocupação dos médicos com o estado de saúde da monarca de 96 anos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+