Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Península coreana

Coreia do Sul propõe ao Norte retoma de reuniões familiares

08 set, 2022 - 09:19 • Lusa

Seul vai pedir encontro com Pyongyang para discutir o tema. "Temos de resolver o assunto antes que o termo ‘famílias separadas’ desapareça”, diz ministro sul-coreano.

A+ / A-

A Coreia do Sul propôs esta quinta-feira um encontro com a Coreia do Norte para retomar as reuniões de famílias separadas pela guerra, apesar das tensões entre os dois países quanto à política nuclear de Pyongyang.

“O Sul e o Norte deveriam enfrentar os dolorosos aspetos da realidade. Temos de resolver o assunto antes que o termo ‘famílias separadas’ desapareça”, disse o ministro sul-coreano da Unificação, Kwon Young-se.

“Temos de utilizar imediatamente todos os meios possíveis para chegarmos a medidas rápidas e fundamentais.”

Após a Guerra da Coreia (1950-53), milhões de pessoas viram-se subitamente divididas por aquela que é a fronteira mais militarizada do mundo. Décadas mais tarde, a maioria não sabe se os familiares ainda estão vivos.

Seul e Pyongyang têm ocasionalmente permitido que famílias separadas se encontrem temporariamente, mas tais reuniões não acontecem desde 2018.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+