Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liz Truss rejeita imposto sobre lucros de empresas para pagar medidas na energia

07 set, 2022 - 14:23 • Lusa

"A realidade é que este país não pode chegar ao crescimento com mais impostos" ,defende a nova primeira-ministra britânica.

A+ / A-

A nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, rejeitou esta quarta-feira a criação de um imposto extraordinário sobre os lucros das empresas de energia defendido pela oposição para financiar o plano que vai apresentar na quinta-feira.

"Eu percebo que as pessoas em todo o nosso país estejam a sofrer com o custo de vida e com as contas de energia. E é por isso que eu, como primeira-ministra, tomarei medidas imediatas para ajudar as pessoas", afirmou Liz Truss, na sua estreia no Parlamento.

Porém, acrescentou, a solução não pode ser "um penso rápido" e disse ser necessário aumentar o fornecimento de energia a longo prazo através do aumento da produção de gás natural no Mar do Norte, ao largo da Escócia, da abertura de mais centrais nucleares.

"A realidade é que este país não pode chegar ao crescimento com mais impostos. A forma de fazer crescer a nossa economia é atraindo investimento, mantendo os impostos baixos, realizando reformas para construir projetos mais rapidamente. Esta é a forma de criarmos empregos e oportunidades em todo o nosso país", defendeu.

O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, voltou a defender que o congelamento dos preços da energia deve ser financiado por um imposto extraordinário sobre as empresas do setor, cujos lucros se estima que irão chegar a 170.000 milhões de libras (200.000 milhões de euros).

"A primeira-ministra sabe que não tem outra escolha senão congelar os preços da energia, mas não será barato, e a verdadeira escolha, a escolha política, é quem vai pagar", vincou.

Segundo o líder do principal partido da oposição, Truss "sabe que cada libra em lucros a mais que opta por não tributar é uma libra adicional no endividamento [público] que os trabalhadores serão forçados a pagar durante décadas".

"Ela é a quarta primeira-ministra 'tory' em seis anos. A cara no topo pode mudar, mas a história continua a ser a mesma", lamentou Starmer, ao que Truss replicou: "Não há nada de novo num líder Trabalhista que pede mais aumento de impostos".

O debate, no âmbito da sessão semanal de perguntas de deputados na Câmara dos Comuns, foi o primeiro desde que Truss entrou em funções na terça-feira, sucedendo a Boris Johnson.

A primeira-ministra começou o dia com uma reunião do conselho de ministros e tem prevista outra intervenção no parlamento na quinta-feira para, segundo a imprensa britânica, anunciar o congelamento dos preços da energia, plano que custará cerca de 150.000 milhões de libras (173.000 milhões de euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+