Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação antiterrorismo em França detém suspeitos de preparar atentado em Nice

07 nov, 2017 - 10:24

Os detidos têm entre 18 e 65 anos. Autoridades suíças ajudam na operação.

A+ / A-

Nove pessoas foram detidas esta terça-feira de manhã em França no âmbito de uma operação antiterrorismo desencadeada na zona balnear. São suspeitas de estarem a preparar um atentado em Nice.

Segundo o jornal “Le Parisien”, os detidos têm idades entre os 18 e os 65 anos. Dois deles são irmãos, um homem tem nacionalidade suíça e há também uma mulher, de nacionalidade colombiana.

Muitos dos detidos converteram-se ao Islão e são conhecidos pelos serviços secretos.

A operação decorre, sobretudo, em território francês – em Aix-en-Provence (Bouches-du-Rhône), Menton (Alpes Marítimos) e Seine-Saint-Denis – mas estende-se também à Suíça, onde, aliás, foi detida a mulher colombiana, de 23 anos. O homem de nacionalidade suíça foi detido em França e tem 27 anos, segundo avança a agência Reuters.

Na origem desta operação está uma investigação aberta em Maio pela secção de combate ao terrorismo de Paris, por suspeitas de preparação um novo atentado no país, mais concretamente em Nice.

As informações veiculadas pela imprensa francesa fala em “conversas inquietantes”. As autoridades suíças garantem não existir indícios que levem a pensar num atentado na confederação helvética.

Na rua estão elementos das brigadas antiterroristas da polícia, da direcção inter-regional da Polícia Judiciária de Marselha e da direcção-geral da segurança interna.

Esta operação ocorre uma semana depois de a França ter endurecido as leis de segurança para acabar com o estado de emergência em vigor desde o atentado em Paris, em 2015.

Mais de 240 pessoas morreram desde Novembro daquele ano em ataques levados a cabo por militantes ou simpatizantes do grupo terrorista Estado Islâmico.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António
    07 nov, 2017 Leiria 13:58
    É uma época do ano perigosa!!!

Destaques V+