Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia ameaça Grécia com "preço elevado" se continuar a violar espaço aéreo

03 set, 2022 - 22:42

Grécia já anunciou que vai informar a NATO sobre as ameaças turcas "escandalosas" dos últimos dias.

A+ / A-

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou hoje a Grécia dizendo que pagará um "preço elevado" se continuar a violar o espaço aéreo turco e a "assediar" aviões turcos no mar Egeu.

"Grécia, olha para a história. Se continuar, pagará um preço elevado", disse o presidente turco durante uma reunião na região do Mar Negro, citado pela agência de notícias France Presse (AFP).

"Temos uma palavra para a Grécia: não se esqueça de Izmir", acrescentou, referindo-se à cidade do Egeu que os gregos chamam de Smyrna (Ermirna).

A ocupação da Grécia de Esmirna - atribuída por tratado no final da I Guerra Mundial que a Turquia nunca reconheceu - tinha terminado quando os turcos a tomaram de volta em 1922.

"A ocupação das ilhas do Egeu perto da Turquia não é vinculativa para nós. Quando chegar o momento, faremos o que for necessário. Podemos chegar de repente à noite", disse Erdogan, voltando a usar uma frase utilizada com frequência quando falava em lançar uma operação na Síria.

As declarações de Erdogan surgem depois de, no passado domingo, Ancara alegar que aviões turcos numa missão na região tinham sido alvo do sistema de defesa aérea S-300 da Grécia, denunciando uma "ação hostil".

Grécia informa NATO de ameaças "escandalosas"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Grécia já anunciou que vai informar a NATO sobre as ameaças turcas "escandalosas" dos últimos dias, alegando que "minam a coesão" da Aliança Atlântica num "período especialmente perigoso".

O ministério grego adiantou que o país não se envolverá em declarações "escandalosas" e "ameaças diárias" com a Turquia, mas assegurou que vai "informar imediatamente" a NATO sobre as posições turcas "para que fique claro quem mina a coesão da aliança".

Embora a Grécia e a Turquia formem a ala oriental da NATO, passaram décadas numa disputa sobre a delimitação das zonas marítimas no Mar Egeu e no Mediterrâneo oriental, enquanto os militares gregos e turcos se desafiam regularmente numa disputa sobre as fronteiras do espaço aéreo.

O último episódio de tensão ocorreu no passado domingo, quando, segundo Ancara, o exército grego apontou mísseis antiaéreos a dois dos seus caças, que voavam entre as ilhas de Creta e Rodes.

O porta-voz do governo grego, Yannis Ikonomu, classificou a acusação turca de "totalmente falsa" e de "propaganda", alegando que o aumento da tensão por parte da Turquia nos últimos dias se deve, principalmente, à "situação interna" que este país está a viver.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+