Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diana morreu há 25 anos. Paris e Londres voltam a homenagear a “Princesa do Povo”

31 ago, 2022 - 14:00 • Redação

A morte trágica de Diana aconteceu há 25 anos num acidente de viação em Paris. Depois de se casar com o Príncipe Carlos, Diana tornou-se num ícone cultural, tendo ficado conhecida como a "Princesa do Povo".

A+ / A-
Foto: Tolga Akmen/EPA
Foto: Tolga Akmen/EPA
Foto: Tolga Akmen/EPA
Foto: Tolga Akmen/EPA
Foto: Tolga Akmen/EPA
Foto: Tolga Akmen/EPA
Foto: Tolga Akmen/EPA
Foto: Tolga Akmen/EPA
Foto: Mohammed Badra/EPA
Foto: Mohammed Badra/EPA
Foto: Mohammed Badra/EPA
Foto: Mohammed Badra/EPA
Foto: Archive via Reuters
Foto: Archive via Reuters

Enlutados marcaram esta quarta-feira o 25.º aniversário da morte da Princesa Diana, em Paris, depositando flores e deixando mensagens na ponte à entrada do túnel onde a princesa de Gales morreu num acidente de carro, a 31 de agosto de 1997.

Flores e fotografias de Diana adornadas com folha dourada cobriram a Chama da Liberdade, uma réplica da tocha da Estátua da Liberdade na ponta norte da ponte de L’Alma, que se tornou o memorial não-oficial da princesa britânica na capital francesa.

Diana tinha apenas 36 anos quando a limusine em que viajava com o namorado, Dodi al-Fayed, se despistou no túnel sob essa ponte, enquanto tentava escapar aos "paparazzi" que os seguiam em motos.

Milhões em todo o mundo choraram a morte da “Princesa do Povo”, como o então primeiro-ministro britânico, Tony Blair, descreveu Diana em 1997.

Quando morreu, Diana era uma das mulheres mais reconhecidas e fotografadas do mundo, reconhecida tanto pelo seu famigerado casamento com o Príncipe Carlos como pela sua dedicação a causas humanitárias, desde obras de caridade de apoio a crianças a campanhas contra minas antipessoal em Angola e noutros países de África, passando pelo apoio público e sem discriminação a homens e mulheres afetados pela epidemia do VIH/Sida.

Mãe dos príncipes William e Harry, a sua morte mergulhou a monarquia britânica numa profunda crise, no seguimento da desintegração do seu casamento com o príncipe herdeiro e da especulação sobre adultério, a par da angústia que sempre sentiu enquanto elemento da realeza.

O fascínio por Diana de Gales continua até hoje e, esta semana, voltou a ficar bem ilustrado com o preço a que o seu Ford Escort foi vendido. O carro que conduziu durante os anos 1980 foi a leilão no Reino Unido no passado sábado e acabou a ser arrematado por 844 mil libras (cerca de 981 mil euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+