Tempo
|
A+ / A-

Morte de Gorbachev. Putin manifesta "tristeza", Von der Leyen lembra "líder respeitado"

31 ago, 2022 - 10:12 • Redação

Presidente francês, Emmanuel Macron, destaca "compromisso com a paz na Europa" do último líder soviético, que "mudou a nossa história comum". Gorbachev morreu na terça-feira, em Moscovo. Tinha 91 anos.

A+ / A-

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, lamentou esta quarta-feira a morte de Mikhail Gorbachev, último líder soviético, ontem, aos 91 anos.

Numa curta mensagem, divulgada pelo porta-voz do Kremlin, Putin manifestou "profunda tristeza" e fez saber que enviará um telegrama de condolências à família.

A reação contrasta com a de vários líderes ocidentais, que a uma só voz têm recordado um "incansável defensor da paz", nas palavras do secretário-geral da ONU, António Guterres.

No Twitter, a presidente da Comissão Europeia recordou um "líder confiável e respeitado" que desempenhou um importante papel na queda da cortina de ferro e na reunificação da Europa.

"Mikhail Gorbachev foi um líder confiável e respeitado. Desempenhou um papel crucial para pôr fim à Guerra Fria e e fazer cair a cortina de ferro, que abriu caminho a uma Europa livre. Este legado nunca será esquecido", escreveu Ursula Von Der Leyen.

Já o Presidente de França, Emmanuel Macron, prestou homenagem ao ex-líder da URSS, elogiando o "homem de paz" que mudou o rumo da História.

"As minhas condolências pela morte de Mikhail Gorbachev, um homem de paz cujas escolhas abriram caminho à liberdade dos russos", escreveu Macron no Twitter. "O seu compromisso com a paz na Europa mudou a nossa história comum."

"As minhas condolências pela morte de Mikhail Gorbachev, um homem de paz cujas escolhas abriram caminho à liberdade dos russos", escreveu Macron no Twitter. "O seu compromisso com a paz na Europa mudou a nossa história comum."

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+