Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Mikhail Gorbachev, último líder soviético

30 ago, 2022 - 21:37 • Inês Rocha com agências

Gorbachev sofria de "doença grave e prolongada". Ficou conhecido como o homem que conseguiu pôr fim à Guerra Fria sem derramamento de sangue.

A+ / A-

Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, morreu esta terça-feira aos 91 anos, avançam agências de notícias russas, citando fontes hospitalares.

"Mikhail Gorbachev faleceu esta noite depois de uma doença grave e prolongada", disse o Hospital Clínico Central da Rússia em comunicado, citado pela agência noticiosa Interfax.

O antigo líder soviético será enterrado no cemitério Novodevichy, em Moscovo, ao lado da sua esposa Raisa, que morreu em 1999, segundo a agência noticiosa Tass, que cita fonte próxima da família.

Gorbachev é conhecido como o homem que conseguiu pôr fim à Guerra Fria sem derramamento de sangue, mas não conseguiu evitar o colapso da União Soviética.

O oitavo e último presidente soviético forjou acordos de redução de armas com os Estados Unidos e parcerias com potências ocidentais para remover a Cortina de Ferro que tinha dividido a Europa desde a Segunda Guerra Mundial e provocar a reunificação da Alemanha.

Secretário-geral do Partido Comunista Soviético entre 1985 e 1991, Gorbachev levou a cabo reformas políticas e económicas que culminaram na queda do Muro de Berlim e na dissolução da União Soviética.

Por isso, a era Gorbachev ficou associada a duas expressões: “glasnost” (abertura) e “perestroika” (reestruturação).

Em 1990, ganhou o Prémio Nobel da Paz.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+