Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Equipa internacional de Energia Atómica "a caminho" da central de Zaporíjia

29 ago, 2022 - 07:17 • Redação com agências

A central tem sido palco de combates entre as forças de Moscovo e de Kiev.

A+ / A-

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA na sigla original) anunciou, esta segunda-feira, que uma equipa da organização da ONU está "a caminho" da central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia.

"Temos de proteger a segurança da maior instalação nuclear da Ucrânia e da Europa. Orgulhoso de liderar esta missão que estará em Zaporizhzhia ainda esta semana", escreveu Rafael Grossi no Twitter, colocando uma fotografia dos membros da IAEA que farão parte desta missão de inspeção à central.

A central tem sido palco de combates entre as forças de Moscovo e de Kiev.

O Ministério da Defesa russo e o operador energético estatal ucraniano Energoatom já confirmaram total normalidade nos níveis de radiação.

Todavia, Moscovo denunciou novos ataques ucranianos contra as instalações, especificamente a queda de dois projéteis de artilharia que caíram perto do reator número 6 e uma estação de bombeamento para arrefecer a central, respetivamente.

A Ucrânia não respondeu a estas acusações mais recentes e limitou-se a denunciar novos ataques russos nas proximidades da central, conforme relatado pelas autoridades locais num comunicado divulgado pelo portal ucraniano de notícias Golos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+