Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seca severa. Pequim cria nuvens para fazer chover e evitar falta de alimentos

24 ago, 2022 - 12:11 • Redação com Reuters

Uma onda de calor recorde, a que se junta uma seca de meses durante a temporada habitual de cheia,s causou estragos no sul da China, geralmente rico em água.

A+ / A-

A seca na China está a ameaçar a produção de alimentos, e está a levar o Governo de Pequim a ordenar as autoridades locais a tomar todas as medidas disponíveis para garantir que as colheitas sobrevivem ao verão mais quente já registado.

Na terça-feira, quatro departamentos do Governo emitiram um aviso de emergência conjunto, alertando que a colheita do outono estava sob “severa ameaça”.

As autoridades locais são também pressionadas a garantir que “cada gota de água … seja usada com cuidado”, através de métodos que incluem irrigação faseada, desvio de novas fontes de água e a criação de nuvens artificias.

A falta de chuva secou partes do rio Yangtze e dezenas de afluentes, afetando drasticamente a capacidade hidrelétrica e causando apagões e racionamento de energia à medida que a procura por eletricidade aumenta. Existe agora a preocupação com o abastecimento de alimentos no futuro.

A região sudoeste de Chongqing foi especialmente atingida, com um morador local, Zhang Ronghai, a afirmar que tanto a água como o acesso à energia foram cortados após um incêndio de quatro dias na montanha no distrito de Jiangjin.

"As pessoas precisam de ir a um centro de energia a mais de 10 quilómetros de distância para carregar os telefones", disse Zhang.

Esta quarta-feira, imagens partilhadas no serviço Weibo, espécie de versão chinesa do Twitter, mostraram moradores e voluntários em Chongqing e Sichuan a lutar contra o calor intenso durante os testes obrigatórios à Covid-19, alguns até a desmaiar.

A China, a maior fonte mundial de emissões de gases com efeito de estufa, diz que está especialmente vulnerável às alterações climáticas e espera-se que os desastres naturais proliferem nos próximos anos como resultado do clima mais volátil.

E à medida que a seca se arrasta, os media estatais voltam a atenção para o impacto do fenómeno noutros países.

"As mudanças climáticas são um motivo de alerta para o mundo", escreveu o jornal oficial do órgão de vigilância da corrupção da China na terça-feira, acrescentando que ondas de calor e secas devastadoras têm estado a atingir a Europa, África e América do Norte nas últimas semanas.

A China diz estar empenhada em reduzir as emissões de CO2 antes de 2030 e tornar-se “neutra em carbono” até 2060, com as autoridades igualmente apostas em avançar no desenvolvimento de energias renováveis.

A seca erodiu a geração de energia hidrelétrica e a energia a carvão está novamente em alta, com fábricas na província de Anhui a aumentar a produção em 12% em comparação com anos normais.

Li Shuo, consultor climático do Greenpeace em Pequim, alerta que a escassez de energia "+pde facilmente ser usada como argumento para construir mais fábricas de carvão".

As perspetivas de cooperação internacional para combater as alterações climáticas diminuíram após a visita deste mês da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, uma ilha autogovernada que a China reivindica como sua.

Em resposta, Pequim cancelou as negociações climáticas com os Estados Unidos, suspendendo um importante canal que tem contribuído para impulsionar políticas mais verdes a nível mundial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+