Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA temem que Rússia ataque alvos específicos no Dia da Independência ucraniana

23 ago, 2022 - 12:07 • Lusa

Embaixada americana em Kiev emitiu um alerta de segurança, no qual sublinhou ter “informações que a Rússia está a intensificar os esforços para lançar ataques".

A+ / A-

Os Estados Unidos estão preocupados com possíveis ataques russos a alvos específicos do governo e civis ucranianos durante o Dia de Independência da Ucrânia, na quarta-feira, quando também se completam seis meses da invasão russa.

A embaixada americana em Kiev emitiu um alerta de segurança, no qual sublinhou ter “informações que a Rússia está a intensificar os esforços para lançar ataques contra a infraestrutura civil e instalações governamentais na Ucrânia nos próximos dias”.

No fim de semana, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante um dos seus discursos diários, declarou que os ucranianos devem “estar cientes de que esta semana a Rússia pode tentar fazer algo particularmente desagradável, algo particularmente cruel”.

As advertências ocorrem logo após a Rússia acusar os serviços secretos ucranianos do assassínio da filha do filósofo russo Alexander Dugin, próximo do Kremlin. A Ucrânia nega qualquer envolvimento.

Daria Dugina, uma jornalista de 29 anos de um canal de televisão nacionalista russo, morreu na explosão do carro que conduzia na região de Moscovo, no sábado à noite.

A sensação de medo que permeia a guerra concentra-se principalmente em relação à central nuclear de Zaporíjia, no sudeste da Ucrânia, onde os contínuos bombardeamentos e combates levantaram temores de uma catástrofe nuclear.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou na segunda-feira para a ameaça nuclear em geral, principalmente porque a Rússia fez alusão ao seu enorme arsenal nuclear no início da guerra.

A guerra provocou 12 milhões de refugiados e de deslocados internos, segundo a ONU. A generalidade da comunidade internacional condenou a Rússia pela invasão da Ucrânia.

A União Europeia e países como os Estados Unidos, o Reino Unido ou o Japão têm decretado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos e fornecido armas à Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    23 ago, 2022 Eu 15:57
    Os maiores estragos que a russia pode causar, veem de ataques de Misseis, de bombardeamentos aéreos e marítimos, que em temos de barragens de artilharia, agora que o exército Ucraniano dispõe dos HIMAR, as coisas ficaram muito mais equilibradas. Os EUA - ou Israel - que forneçam sistemas antimissil - Patriot ou Iron Dome - ajudem a repor a Força aérea Ucraniana no ar, e forneçam misseis Terra-Mar com capacidade para atacar a Marinha Russa em todo o Mar Negro. E levantem esse estropício de acordo em que armas ocidentais não podem atacar território russo - porque é que não podem? A Russia destruiu grande parte do território Ucraniano e nem uma bombinha pode rebentar em território russo? Porquê? Os Ivans ficavam muito chateados, era isso?

Destaques V+