A+ / A-

Armamento

Ucrânia desapontada com Espanha. "Até Portugal foi mais generoso"

16 ago, 2022 - 14:54 • Rosário Silva

Fontes próximas de Zelensky, citadas pelo jornal espanhol El Mundo, não escondem a desilusão e dizem que Espanha não cumpriu com a palavra dada, acrescentando: “Até Portugal foi mais generoso”.

A+ / A-

As autoridades ucranianas estão desapontadas com o armamento que Espanha prometeu, mas que ainda não chegou, avançam fontes de Kiev citadas pelo jornal "El Mundo". “Até Portugal foi mais generoso”, afirmam.

Defesa antiaérea alemã, veículos britânicos, lançadores de misseis norte-americanos, artilharia francesa, tanques polacos ou radares australianos.

Há de tudo um pouco e de diferentes partes do mundo, no arsenal ucraniano. Só assim, tem sido possível ao exército da Ucrânia resistir por tanto tempo à invasão da russa.

Mas se os ucranianos dependessem da ajuda proveniente de Espanha, então há muito que a guerra estaria perdida. É que, de acordo com o espanhol El Mundo, que cita fontes do Ministério da Defesa ucraniano, o Governo de Pedro Sánchez prometeu enviar material bélico, nomeadamente veículos que, até agora, continuam por entregar.

Do lado espanhol, há mesmo quem argumente que “até Portugal foi mais generoso”, no que toca ao envio de armas para o país de Volodymyr Zelensky.

Recentemente, um assessor militar do Presidente ucraniano questionava mesmo, no canal de Telegram de Oleksiy Arestovich, se o país se ia “deixar enganar de novo por Espanha?”.

Outro especialista militar, igualmente citado pelo El Mundo, até fez a comparação com o nosso país: “Até Portugal, um país mais pequeno, foi muito mais generoso”, acentuando que com Espanha existe sempre algum “problema” que acaba por barrar o envio de material militar.

As reações manifestadas vão, assim, da “surpresa” à “desilusão”, tanto mais que o próprio primeiro-ministro espanhol quando visitou Kiev, em abril passado, prometeu “o maior envio de armamento” e a chegada de agentes para investigar os crimes de guerra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    16 ago, 2022 ILHAVO 15:41
    Não embandeiremos em arco com o aparente elogio (relativo) de um.jornal espanhol. [Em Espanha também há má língua - não sabiam?] Lembro-me de que, ainda não há muito tempo, os 11 ou 13 veículos blindados de transporte (muito pouco protegido) de pessoal - disponibilizados por insistência dos EUA, ao que parece - estavam ainda à espera de seguirem por suposta falta de recursos ("cacau"?) para assegurar o transporte. Já seguiram, ... e chegaram? Quem pagou ou deu boleia? E as G3 já estão mesmo a ser usadas?

Destaques V+