Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lula diz que Brasil está "cansado" e vai expulsar Bolsonaro do poder

21 ago, 2022 - 08:48 • Lusa

"Há 33 milhões de pessoas que não têm o que comer" no Brasil, um país que "é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e isso não tem explicação."

A+ / A-

O ex-presidente brasileiro, favorito para as próximas eleições, juntou uma multidão hoje e afirmou que "o povo está cansado" e que em outubro vai "tirar" do poder o Presidente Jair Bolsonaro.

"Bolsonaro, esteja preparado. Não tenha medo de Lula porque será o povo que vai tirá-lo da Presidência", afirmou, perante uma multidão reunida em São Paulo para o seu primeiro grande evento de campanha antes das eleições presidenciais de 02 de outubro.

Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera todas as sondagens há mais de um ano, mais uma vez meteu o dedo na ferida dos abismos sociais, que se ampliaram desde que Bolsonaro, líder de extrema-direita, assumiu o poder em janeiro de 2019.

"Hoje há 33 milhões de pessoas que não têm o que comer" no Brasil, um país que "é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e isso não tem explicação", disse Lula da Silva, citando relatórios recentes que mostram pessoas "à procura de ossos" no lixo.

"Governar é cuidar das pessoas" e "principalmente dos mais necessitados", não fazer "propaganda de armas e violência", acrescentou, apoiado por líderes de nove partidos que aderiram à ampla frente progressista que apoia a sua candidatura.

Também respondeu indiretamente a mentiras difundidas nas redes sociais, atribuídas a grupos bolsonaristas e que afirmam que, em caso de vitória, Lula da Silva pretende encerrar igrejas.

"Essa questão religiosa está tão na moda agora. Há muitas 'fake news' [desinformação] religiosas e muito demónio a ser tratado como Deus e muito diabo a fazer das igrejas uma tribuna política", declarou.

Lula da Silva reiterou a defesa do Estado laico: "O Estado não tem religião, mas deve defender todas as religiões. E a igreja não pode ter partido político, nem cuidar dos falsos profetas e fariseus que enganam o povo de Deus".

Apesar de ter valorizado as sondagens, que o mantêm com uma intenção de voto em torno de 45%, face aos 30% que Bolsonaro obteria, Lula da Silva pediu que o seu apoio "não afrouxe porque não foi ganho ainda".

"[Faltam] 43 dias para as eleições. Não posso visitar todas as casas e falar com todos, mas vocês falem por mim", disse o ex-presidente, que aos seus 76 anos aspira voltar ao poder que exerceu entre 2003 e 2010.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    21 ago, 2022 Palmela 08:43
    O brasil e tao grande mas parece pequeno" nao tem alternativas politicas!

Destaques V+