Tempo
|
A+ / A-

Brasil

Polícia federal acusa Bolsonaro de alarmismo ligado à Covid-19

18 ago, 2022 - 07:45 • Redação com Reuters

É pedido ao juiz do Supremo Tribunal que autorize uma acusação contra Bolsonaro por ter desencorajado o uso de máscaras e por, falsamente, sugerir uma associação entre as vacinas e o risco de contrair SIDA.

A+ / A-

A polícia federal brasileira acusou o presidente Jair Bolsonaro de desencorajar o uso de máscaras durante a pandemia e de, falsamente, sugerir que as pessoas que vacinadas contra a Covid-19 corriam o risco de contrair SIDA.

Num documento enviado ao Supremo Tribunal brasileiro, um representante da polícia referia que o esforço de Bolsonaro para desencorajar o cumprimento das medidas de saúde ligadas à pandemia constituía um crime e que a tentativa de associar a SIDA à vacinação constituía uma contraordenação.

A polícia pediu ao juiz do Supremo Tribunal, Alexandre de Moraes, responsável pela investigação, que autorizasse uma acusação contra o presidente e outros envolvidos no caso.

Num “direto” realizado nas redes sociais, em outubro passado, sem apresentar provas, o presidente afirmou que relatórios do governo britânico tinham demonstrado que pessoas com a vacinação contra a covid-19 completa tinham desenvolvido a SIDA.

Depois dos comentários, Bolsonaro, que se recusou a ser vacinado, foi temporariamente suspenso do Facebook e do YouTube.

De acordo com a polícia, serão necessárias medidas adicionais para concluir as investigações, incluindo uma audição ao presidente brasileiro.

Segundo a agência de notícias Reuters, o gabinete do procurador-geral não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+