Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido. Supermercado oferece empréstimos para ajudar a comprar comida

17 ago, 2022 - 11:19 • Redação com Reuters

A inflação no país alcançou os 10.1% em julho. É o maior valor desde fevereiro de 1982, ou seja, um máximo de 40 anos.

A+ / A-

O grupo de supermercados britânico criou um apoio dirigido às famílias mais vulneráveis que lutam com custos de vida elevados. O esquema vai permitir que os compradores contraiam pequenos empréstimos sem juros para comprar mercearias.

O Iceland Foods fará uma parceria com a Fair For You para oferecer empréstimos de 30 a 118 euros através de cartões pré-carregados a clientes financeiramente mais pobres, que podem fazer reembolsos uma vez por semana.

O esquema surge quando a inflação no Reino Unido atinge um máximo de 40 anos, comprimindo os orçamentos das famílias.

"Mais do que nunca, as pessoas estão a lutar para comprar artigos quotidianos muito necessários durante esta crise implacável do custo de vida, e as empresas e o governo precisam de um novo pensamento para encontrar soluções viáveis", disse Richard Walker, Director Executivo do Iceland Foods.

O esquema de empréstimos oferece programas de reembolso flexíveis e os mutuários não serão assediados por cobradores de dívidas, disse Walker na Sky News na manhã de quarta-feira.

Depois de ter atingido 9,4% em junho, a inflação no Reino Unido voltou a acelerar para se fixar em 10,1% em julho, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Gabinete Nacional de Estatística britânico. É o valor mais elevado desde fevereiro de 1982.

A inflação foi impulsionada pelo aumento dos preços da energia, mas as previsões indicam que os preços deverão subir mais de 13% em outubro.

Em Portugal, a inflação subiu para 9,1% em julho – a mais alta desde 1992.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+