Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Josep Borrell condena o ataque a Salman Rushdie

14 ago, 2022 - 03:40 • Núria Melo com Lusa

O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros pede rejeição internacional destas "ações criminosas".

A+ / A-

Josep Borrell condena o ataque ao escritor Salman Rushdie e pede rejeição internacional destas "ações criminosas".

O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros escreveu no Twitter que deseja uma rápida recuperação ao escritor.

O chefe da diplomacia europeia apelou à "rejeição internacional deste tipo de ações criminosas, que violam direitos e liberdades fundamentais", como "o único caminho para um mundo melhor e mais pacífico".

Rushdie, com respiração assistida e ferimentos muito graves, permanece no hospital da Pensilvânia para onde foi transportado após a agressão que sofreu, na sexta-feira, pouco antes de dar uma palestra numa instituição de ensino do estado de Nova Iorque.

O alegado autor do ataque, Hadi Matar, de 24 anos, foi detido e acusado pelas autoridades de Nova Iorque de tentativa de assassínio e agressão, desconhecendo-se o motivo que o levou a esfaquear o escritor britânico.

O suspeito de atacar Rushdie declarou-se inocente.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+