Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oficial. FBI apreendeu documentos "top secret" na casa de Trump

13 ago, 2022 - 08:41 • Ricardo Vieira, com agências

A informação consta do mandado de busca tornado público por decisão de um juiz.

A+ / A-

O FBI apreendeu esta semana documentos classificados como “top secret” nas buscas à residência do ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na propriedade de Mar-a-Lago, na Flórida.

A informação consta do mandado de busca assinado por um juiz, e que também recebeu autorização do Departamento de Justiça.

Os agentes levaram 11 conjuntos de documentos, incluindo alguns marcados como "TS/SCI", uma designação para material que poderia causar danos "excepcionalmente graves" à segurança nacional dos EUA.

Donald Trump nega ter cometido qualquer ilegalidade e garante que os documentos tinham sido desclassificados por ele próprio.

As buscas desta semana em Mar-a-Lago foram as primeiras a um ex-Presidente norte-americano no âmbito de um inquérito criminal.

A lista de documentos foi divulgada na sexta-feira, depois de um juiz ter autorizado a divulgação do mandado, um documento com sete páginas a autorizar as buscas do FBI.

Mais de 20 caixas foram levadas pelos agentes federais, na segunda-feira, da casa de Donald Trump.

O ex-Presidente tinha em Mar-a-Lago quatro conjuntos de arquivos altamente secretos, bem como três conjuntos de "documentos secretos" e três conjuntos de material "confidencial".

Um ficheiro com fotografias, uma nota manuscrita, informação sobre o Presidente francês e uma carta de perdão ao aliado Roger Stone foram outros dos documentos encontrados pelo FBI.

O jornal "The Washington Post" adiantou, na sexta-feira, que o FBI estava à procura de documentos confidenciais referentes a arsenal nuclear na posse de Donald Trump.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    13 ago, 2022 ÍLHAVO 11:33
    E isto não será ainda suficiente para pôr o idiota, vigarista e criminoso num calaboiço - onde tenha de pagar a diária, e trabalhar no duro?

Destaques V+