A+ / A-

"Provocação montada". PCP condena visita de Nancy Pelosi a Taiwan

02 ago, 2022 - 19:20 • André Rodrigues

Em comunicado, os comunistas exigem que o Governo português se demarque do que classifica como “ingerência do imperialismo na República Popular da China".

A+ / A-

O PCP condena a visita da Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan.

Em comunicado, o partido expressa “profunda preocupação” face à escalada de tensão na região e fala de “provocação montada pelos EUA”.

“Não deixando de estar relacionada com a situação interna dos EUA e as eleições em curso, esta provocação, no quadro de uma visita do Congresso dos EUA a vários países da região e que invoca como um dos objetivos discutir ‘segurança’, insere-se na estratégia de confrontação crescente do imperialismo” contra a China, “instrumentalizando Taiwan e fomentando o separatismo para pôr em causa o ‘princípio de uma só China’”, pode ler-se na nota.

O PCP considera, ainda, que estas “recentes ações do imperialismo na região são indissociáveis da perigosa estratégia agressiva e belicista promovida pelos EUA, a NATO e a UE, onde se insere a promoção da escalada da guerra na Ucrânia”, com consequências para a paz global.

Os comunistas exigem, ainda, que o Governo português se demarque do que classifica como “ingerência do imperialismo na República Popular da China”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+